São Paulo recebe clássico com torcida mista após quatro anos de medida
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

São Paulo recebe clássico com torcida mista após quatro anos de medida

Montagem - GRÊMIO, INTERNACIONAL
Grêmio e Inter poderão contar com suas torcidas no Pacaembu. A entrada é gratuita (Fotos: Divulgação)
LANCE! - 24/01/2020 - 12:23
São Paulo (SP)
A final da Copa São Paulo de Futebol Júnior acontece neste sábado, às 10h, no estádio do Pacaembu. Pela primeira vez na história do torneio, a decisão terá o clássico entre Grêmio e Internacional. De quebra, o duelo ainda vai permitir a entrada das duas torcidas rivais, algo que não acontece em um clássico disputado no estado de São Paulo desde abril de 2016.

Em resposta ao LANCE!, o Ministério Público de São Paulo afirmou que a recomendação de apenas uma torcida em clássicos paulistas é feita anualmente e, de forma excepcional, para jogos de times de fora do estado. Até o início da tarde desta sexta, porém, não há nenhuma diretriz neste sentido.

A medida começou a valer no dia 3 de abril de 2016, quando José Sinval Batista, de 53 anos, morreu vítima de uma bala perdida decorrente do confronto entre torcedores de Palmeiras e Corinthians, em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo. A situação foi antes do duelo, que aconteceria mais tarde no Pacaembu naquela data. Em campo, Dudu marcou o único gol da partida.

E MAIS:
O histórico de brigas, feridos e mortes entre torcidas paulistas pesou e, então, rapidamente a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), em conjunto com a Polícia Militar (PM-SP), Federação Paulista de Futebol (FPF) e Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) adotaram a medida da torcida única, quando apenas o time mandante tem torcedores no estádio.

Desde então, Palmeiras e Corinthians se encontraram em mais 13 oportunidades. No total, foram 80 clássicos entre os quatro grandes da capital com torcidas únicas. Apesar de algumas estatísticas a favor, como a queda de número de casos de violência e o aumento de público nos jogos (segundo dados do MP), a medida divide o público geral.

Isso porque um fato alarmante é que grande parte das brigas acontece longe dos estádios. Na primeira final do Campeonato Paulista do ano passado entre Corinthians e São Paulo, por exemplo, houve um confronto entre torcedores em Ferraz de Vasconcelos, em um roteiro bastante parecido com o caso do Dérbi de 2016.

No entanto, desconsiderando o proposto há quatro anos, para a partida entre Grêmio e Internacional, no sábado, no Pacaembu, a FPF anunciou que as duas torcidas poderão estar presentes. Os tricolores ficarão nas arquibancadas verde e amarela, enquanto os colorados serão posicionados nas cadeiras laranjas. Os ingressos são gratuitos.

Facebook Lance Twitter Lance