Pelé, 80 anos em 80 dias: o dia em que o Rei parou uma guerra

Numa excursão pela África, o Santos foi convidado a fazer um amistoso na Nigéria, país que vivia sangrenta guerra étnica. Foi então decretado cessar fogo para o jogo acontecer

Pelé Santos Selo 80 anos
Divulgação

Escrito por

Uma das histórias incríveis em torno do Rei que acabaram virando lenda diz respeito ao fato de Pelé ter parado uma guerra na África. Na verdade, trata-se da sangrenta Guerra de Biafra, que começou em 1967 e durou até 1970, e causou a morte de mais de dois milhões de pessoas. O confronto foi entre dois grupos étnicos da Nigéria (Ibo e Hausa). 

No meio desse período, em 1969, a equipe do Santos, com Pelé, foi para a África realizar uma turnê com jogos amistosos. A convite do governo local, o Santos viajou até a Nigéria para realizar um amistoso com o Benin City. E para que a equipe pudesse chegar ao Estádio Ogbe com segurança, o governo nigeriano decretou um cessar-fogo.

Nessa partida, a equipe de Pelé venceu por 2 a 1. Com a volta da equipe santista para o Brasil, a guerra continuou. Na turnê, o Santos realizou nove jogos, teve cinco vitórias, três empates e uma derrota. Foram marcados 19 gols, e Pelé foi o artilheiro com oito gols feitos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter