Dirigente do ABC ressalta trabalho nos bastidores para boa fase em 2019

O ABC conquistou o primeiro turno e está garantido na final do Potiguar, continua vivo na terceira fase da Copa do Brasil, e na Copa do Nordeste assumiu a vice-liderança do Grupo B

ABC levantou a Taça Hélio Câmara de Castro, equivalente ao primeiro turno do Potiguar
O ABC conquistou o primeiro turno do estadual potiguar e já garantiu vaga na final do torneio (Foto: Elias Medeiros)

Escrito por

No primeiro semestre do futebol brasileiro, as conversas ficam mais nos assuntos voltados aos jogos da Copa Libertadores e dos principais clubes do país, como Grêmio, Corinthians, Flamengo, Atlético-MG e tantos outros espalhados. E é assim, longe dos holofotes, que um clube do Rio Grande do Norte vai mostrando sua cara e conseguindo boas campanhas em três competições.

O ABC, de Natal, já está garantido na final do Campeonato Potiguar, uma vez que conquistou o primeiro turno do torneio, continua vivo na terceira fase da Copa do Brasil, em que enfrentará o Santa Cruz, e na Copa do Nordeste, torneio no qual assumiu a vice-liderança do Grupo B.

No clube desde dezembro de 2017, o Diretor Executivo de Futebol, Giscard Salton, falou do trabalho feito pelo clube nos bastidores para que a equipe conseguisse os resultados dentro de campo.

- O nosso planejamento está todo pautado em pequenas metas que, claro, se conquistadas nos levarão aos principais objetivos. O que chamamos de “Projeto de 100 dias” foi a montagem de um elenco enxuto, porém de qualidade, para entrarmos forte nas três competições que estamos disputando. O trabalho da comissão-técnica está sendo muito bem feito e os resultados estão aparecendo de forma natural. Se conseguirmos passar de fase na Copa do Brasil nós estaremos entre os principais clubes do país com um orçamento de série C - explicou o dirigente.

Claro que a premiação da Copa do Brasil tem pesado favoravelmente na balança do ABC.

- A classificação à próxima fase pode acrescentar mais 1,9 milhões de reais ao nosso orçamento só de prêmio, além do que já conquistamos por chegar até aqui. Bilheteria e acordos pontuais aumentam essa arrecadação e podemos organizar melhor as contas e subir o nível da nossa procura no mercado.

As boas campanhas no estadual, no regional e no nacional têm rendido frutos que estão sendo essenciais para a administração do futebol.

- Temos uma gestão do futebol para o futebol. Com essas metas sendo atingidas o ABC mantém um orçamento todo direcionado para a modalidade sem depender do quadro social ou de um grande patrocinador. O futebol está se pagando e isso é importante porque assim conseguimos ter maior poder de negociação para manutenção de atletas e novos reforços.

E mesmo em bom momento, o torcedor quer sempre saber de novos atletas chegando para ver seu clube ainda mais forte. E é nessa frente que o diretor está atuando.

- Estamos conversando para trazer peças pontuais para acrescentar qualidade ao elenco que já é bom. Concorrência sempre faz qualquer time evoluir. A presidência dá bastante liberdade para eu e o treinador Ranielle Ribeiro contratar reforços. Nós conversamos sobre carências no elenco e opções e trazemos jogadores que realmente se encaixam dentro do perfil do nosso técnico. Precisamos ser cirúrgicos porque do mesmo modo que temos liberdade, nós também temos muita cobrança, contou a Salton.

Em qualquer clube que esteja demonstrando bons resultados o ambiente é ressaltado. O convívio diário de pessoas com perfis e funções diferentes é base para muitas equipes vencedoras. E o bom relacionamento de todos dentro do ABC também é destacado pelo dirigente.

- Os funcionários do ABC são um diferencial para o nosso ano ter começado neste nível. Vemos pessoas realmente empenhadas em fazer coisas além de suas atribuições e os atletas entram em campo querendo retribuir isso. O ambiente no clube é o melhor possível e tem refletido bastante em tudo, no campo e nos bastidores.

Após vencer o Sampaio Corrêa na última quinta-feira pela Copa do Nordeste, o ABC volta a campo no próximo domingo, pelo Campeonato Potiguar, para enfrentar o Santa Cruz local.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter