CBF divulga tabela e aprova proibição da venda de mando de campo no Brasileirão 2020
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

CBF divulga tabela e aprova proibição da venda de mando de campo no Brasileirão 2020

Reunião do conselho técnico da série A 2020
Reunião na CBF discutiu questões para o Brasileirão desta temporada (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Fernanda Teixeira - 27/02/2020 - 18:41
Rio de Janeiro (RJ)
O Campeonato Brasileiro de 2020 terá novidades. Em reunião, na tarde desta quinta-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o Conselho Técnico da Série A decidiu pela proibição da venda de mando de campo para fora dos estados de origem dos clubes, medida permitida até o ano passado. A decisão foi por maioria, e clubes como o Flamengo votaram contra. 

- Sou a favor de que os clubes possam ter livre arbítrio para decidir sobre como querem mandar seus jogos. Não foi a proposta vencedora, mas acredito ser um direito dos clubes. É compreensível - lamentou Rodolfo Landim, presidente do Rubro-Negro carioca.

- CONFIRA A TABELA COMPLETA DO BRASILEIRÃO

Representantes dos 20 clubes participantes da competição debateram ainda, com a Diretoria da CBF e presidentes de Federações Estaduais, temas como a aplicação de regras de "fair play" financeiro. Sobre este tema, decidiram por aplicar regras de forma educativa para gerar conscientização sobre o assunto no país.

- O fair play financeiro é um norma que já estava estabelecida nas regras de licenciamento da CBF. Hoje, ela é uma regra indutora de comportamento, ainda não é eliminatória, ou seja, os clubes vão se conscientizando daquilo que eles têm que fazer minimamente. Cumprir orçamento, não gastar mais do que eles têm de arrecadação. E isso vai sendo um fator contagiante para que, ao longo do tempo, eles se conscientizem. A gente tem por ideia que o jogador tem que improvisar, o dirigente tem que planejar - afirmou Rogério Caboclo, presidente da CBF.

Outra novidade será o uso do VAR de forma centralizada em algumas partidas do campeonato.  O uso da tecnologia passará por um teste na atual temporada, com o objetivo de ser implantada em todos os jogos de 2021.

A imposição de um limite por clube para a demissão de treinadores não foi aprovada. Houve também mudança no limite de jogadores inscritos por clube, que passa de 45 para 40 atletas, com até oito trocas permitidas.

Primeiras rodadas definidas
A CBF também divulgou a primeira parte da tabela do Campeonato Brasileiro. Entre os destaques da rodada de estreia está o clássico de tricolores entre Fluminense e Grêmio e o reencontro entre Vasco da Gama e o ex-treinador Vanderlei Luxemburgo, atualmente no Palmeiras, em São Paulo.

Confira os confrontos da primeira rodada:
Flamengo x Atletico-MG
Botafogo x Bahia
Palmeiras x Vasco
Santos x RB Bragantino
Corinthians x Atletico-GO
Grêmio x Fluminense
Sport x Ceará
Coritiba x Internacional
Fortaleza x Athletico-PR
Goias x São Paulo

E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance