Aposta em agências de marketing para clubes ganharem seguidores

Enquanto processo engatinha no Brasil, gigantes da Europa expandem seus mercados

Gabriel Jesus - Manchester City x Real Madrid
Gabriel Jesus é um dos destaques do City (Foto: Nick Potts/AFP)

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Clubes de futebol têm buscado expandir suas marcas e construir uma relação profícua com torcedores para além das fronteiras de seus países. Enquanto esse processo apenas engatinha no Brasil, os maiores clubes do planeta adotam estratégias para aumentar o engajamento de suas redes sociais atrás de mais visibilidade.

Parte desse sucesso acontece partir da mídia e de ações em redes sociais, que é o que faz uma agência de marketing digital antenada com as movimentações do mercado digital e que sabe onde determinado clube pode crescer, seja no Twitter, Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social da moda. O importante é ter uma boa estratégia. Alguns times têm tentado adotar práticas na internet que possam melhorar sua visibilidade. São agências de marketing que coordenam ações em aplicativos e conseguem viabilizar ações variadas para aumentar o alcance de determinado clube.

O Barcelona, por exemplo, está turbinando seu serviço de assinaturas e, para isso, intensifica os trabalhos para melhorar o seu serviço de streaming, o Barça TV, que hospedará todo o conteúdo desenvolvido pelo braço de produção do clube Barca Studios, que inclui destaques dos jogos e entrevistas da equipe principal, além de transmissões ao vivo da equipe B e jogos da equipe feminina.

Já o Chelsea tem feito acordos pontuais com anunciantes, em busca de oportunidades para parcerias em conteúdos para as redes sociais e nas ações com influenciadores e artistas. Por trás, estão as agências de marketing intermediando o processo.

O Manchester City foi um dos primeiros times da Premier League a conquistar muito engajamento no YouTube por meio da série de vídeos Inside City. Ao hospedar o conteúdo no YouTube e focar em vídeos de alta qualidade, com entrevistas, informes institucionais e vídeos históricos, o Inside City é um ótimo exemplo de como encontrar uma fórmula em uma rede social específica e conseguir sucesso com estratégia.

Outro gigante que tem feito sucesso nas redes sociais é a Roma. O clube tem intensificado seu alcance no Twitter com publicações culturais, esportivas e, por vezes, cômicas. O intuito é movimentar não só o torcedor do time, mas ampliar o alcance do clube em outros países.

Um exemplo disso é que o clube criou uma conta específica no Twitter para se comunicar com os países localizados na região da África Ocidental. O perfil é administrado por uma equipe posicionada em Lagos, a maior cidade da Nigéria e a segunda maior do continente, com 21 milhões de habitantes.

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