Liga Mexicana é cancelada e não haverá campeão em 2020

Por conta da pandemia do coronavírus, a Liga MX decidiu terminar o torneio

Federação Mexicana de Futebol (FMF) e Liga MX
O Campeonato Mexicano não terminará (Foto: Divulgação/Federação Mexicana de Futebol)

Escrito por

As autoridades da Liga MX divulgaram que, após a pandemia do coronavírus, o Campeonato Mexicano foi cancelado. Por meio de um comunicado compartilhado nas redes sociais, isso foi oficializado.

Nenhum clube será campeão e, em relação à Liga dos Campeões da CONCACAF em 2021, Cruz Azul e León estarão classificados para o torneio por serem o primeiro e segundo lugar na Tabela Geral de Classificação do Torneio Clausura 2020. 

Confira a nota oficial: 

Nesta sexta-feira, 22 de maio de 2020, foi realizada a Assembléia Extraordinária da LIGA MX, tomando decisões vitais que nos permitem garantir a saúde de todas as pessoas que compõem a família LIGA MX e a integridade da indústria do futebol.

Nas últimas semanas, foram realizadas reuniões de trabalho permanentes e conversas com o Setor de Saúde do Governo Federal, que nos permitiria retomar o Torneio Clausura 2020 com total responsabilidade, sem colocar em risco nenhum membro da família de futebol do México (jogadores, organismos Técnicos, gerentes, árbitros, fãs e a mídia).

No entanto, o tempo da contingência em que vivemos causou crescentes restrições de programação, o que não nos permite manter a concorrência sem colocar em risco os membros dessa grande família.

Portanto, em absoluta unidade, a Assembléia Extraordinária da LIGA MX concordou em concluir antecipadamente o Torneio de Fechamento 2020 da LIGA MX em seus ramos masculino e feminino.

Nos aspectos relacionados à concorrência, derivados dessa situação extraordinária, relatamos as seguintes medidas:

1-. Nenhum clube será declarado campeão do torneio Clausura 2020.

2-. Para a única ocasião de cálculo da relação, buscando concluir as partidas ausentes do Torneio Clausura 2020, serão considerados os resultados obtidos pelos Clubes em partidas com as mesmas condições, localidade e rival a serem disputadas nos torneios Apertura 2020 ou Clausura. 2021, conforme o caso.

3-. Em relação à Liga dos Campeões da CONCACAF 2021, os Clubes elegíveis serão Cruz Azul e León por estarem em primeiro e segundo lugar na Tabela Geral de Classificação do Torneio Clausura 2020 no momento da suspensão.

Torneio de Abertura 2020

Um Protocolo Único de Saúde, supervisionado pelas autoridades de saúde, será entregue aos Clubes, que deve ser cumprido para que as equipes possam retornar para treinar em suas instalações esportivas. Será na primeira semana de junho, quando a data exata para o retorno à prática é definida.

Por outro lado, o LIGA MX definirá a data de início do Torneio de Abertura 2020 com base nas recomendações do Setor Federal de Saúde.

Em uma decisão conjunta da LIGA MX e da Secretaria de Saúde, as partidas serão disputadas a portas fechadas até que estejam em condições as condições para que nossos fãs retornem às arquibancadas.

É indiscutível que estamos enfrentando uma situação sem precedentes em nosso país, o que força a indústria do futebol no México a agir com absoluto bom senso e a responder com unidade às demandas que nos foram apresentadas.

Obviamente, buscamos preservar a integridade do LIGA MX e de todos os membros que o compõem, essa é nossa responsabilidade e é por isso que as determinações apresentadas foram tomadas.

Reiteramos que é hora de estar mais unido do que nunca e que preservar a saúde de todos os membros desta família e da indústria deve ser nossa prioridade acima de tudo.

LEAGUE MX

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter