LaLiga pode ter 22 jogadores na Copa América 2021

Argentina pode ser a seleção com mais atletas da LaLiga - seguido de perto por Brasil e Uruguai -, enquanto Atlético de Madrid lidera o ranking de clubes com mais sul-americanos<br>

La Liga latinos
LaLiga conta com diversos sul-americanos (Foto: Divulgação / LaLiga)

Escrito por

Foram nada menos que 13 nações latino-americanas com pelo menos um jogador na primeira divisão da Espanha na temporada 2020/2021. Isso é praticamente toda a região, contando com nada menos que 80 jogadores na LaLiga Santander. E é claro que alguns deles marcariam presença na Copa América de 2021, que será disputada no Brasil entre os dias 13 de junho de 09 de julho.

Veja a tabela da Copa América

Uma das estrelas que mais brilha na LaLiga Santander é, sem dúvidas, Lionel Messi. O argentino permaneceu no FC Barcelona para a última temporada e fez bonito conquistando mais uma vez o prêmio Pichichi, de artilheiro da competição. Além disso, colocou outro jovem talento da América do Sul sob suas asas, já que o zagueiro-central uruguaio Ronald Araújo, de 21 anos, foi promovido à equipe titular do Barça e também estará nesta Copa América.

O Uruguai, aliás, é uma das seleções que mais conta com jogadores sul-americanos: e é impossível falar da seleção Celeste e não citar o atual campeão espanhol Atlético de Madrid. Foi no último verão europeu que os Colchoneros contrataram Luis Suárez do FC Barcelona - em uma das maiores transferências da janela. Por lá, ‘El Pistolero’ reencontrou velhos conhecidos da seleção, como o zagueiro José María Giménez e o meio-campista Lucas Torreira. Lembrando, é claro, do atacante Maxi Gómez, que defende o Valencia CF.

Ainda na capital, há outro atleta uruguaio bastante promissor, que faz bonito com a camisa do Real. Trata-se de Fede Valverde, querido pelo então técnico Zidane e que foi uma das estrelas da LaLiga Santander na temporada passada. E que, nesta Copa América, terá como adversário os companheiros Vinícius Júnior, que cresceu bastante de produtividade nos últimos meses na capital espanhola; Éder Militão, zagueiro que realmente intensificou a presença em campo durante sua segunda temporada com Los Blancos; e Casemiro, que dispensa apresentações e até já foi até capitão da Seleção Brasileira.

Chelsea x Real Madrid - Casemiro
Casemiro é destaque do Real Madrid e do Brasil (Foto: GLYN KIRK / AFP)

O Brasil não será representado apenas por jogadores do Real Madrid. No já citado FC Barcelona, há uma expectativa bem grande em relação ao lateral-direito Emerson Royal, que fez grande temporada pelo Real Betis - mesmo clube de Claudio Bravo, convocado pela seleção do Chile, logo após retornar à LaLiga. E no atual campeão Atlético, os brasileiros Renan Lodi e Felipe também foram convocados - assim como o argentino Ángel Correa, que está no clube de Madrid desde 2014.

Por falar na seleção ‘hermana’, que ainda não divulgou sua convocação de forma oficial, ela ainda pode contar com nomes como os do lateral-esquerdo Marcos Acuña, do atacante Lucas Ocampos e de seu companheiro de posição Alejandro 'Papu' Gómez, ambos do Sevilla FC. Isso, sem falar nos nomes de Juan Foyth, defensor-central que trocou o Tottenham pelo Villarreal CF no último ano; o avançado Guido Carrillo, que se mudou de Southampton para o Elche CF; e o também defensor Nehuén Pérez, contratado pelo Granada CF.

Por fim, mas não menos importante, a LaLiga ainda será representada pelo meio-campista peruano Renato Tapia, que assinou no último verão europeu com o RC Celta de Vigo, vindo do Feyenoord - onde depois de passar a maior parte de sua carreira na Holanda, ele se encaixou em um dos meios-campos mais aventureiros da competição; e pelo lateral-esquerdo equatoriano Pervis Estupiñán, recém-campeão da Liga Europa com a sensação da temporada Villarreal CF. O jogador já conhece bem a Espanha, já tendo atuado por Granada, Almería, Mallorca e Osasuna entre 2016 e 2020.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter