Fifa define sorteio dos grupos da Copa do Mundo do Qatar para o dia 1º de abril de 2022

Cerimônia será realizada em Doha, capital do país que receberá o Mundial, sem que todas as seleções estejam classificadas. Apenas três países estão garantidos neste momento

Troféu da Copa do Mundo
França venceu a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e defenderá o título no Qatar (Foto: ODD ANDERSEN / AFP)

Escrito por

A pouco mais de um ano para a Copa do Mundo de 2022, a Fifa definiu nesta quarta-feira que sorteará os grupos da competição no dia 1º de abril do próximo ano. A cerimônia será realizada em Doha, capital do Qatar, país que receberá o Mundial.


O sorteio das chaves será realizado antes da repescagem para a Copa do Mundo, que deverá ocorrer em junho. Quatro seleções brigam por duas vagas no torneio, sendo uma da América do Sul (Conmebol), uma da América Central ou do Norte (Concacaf), uma da Ásia (AFC) e uma da Oceania (OFC).

+ Tabela das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022

Na repescagem das Eliminatórias Europeias, que tem regulamento próprio, as dez seleções que ficarem e segundo nos seus grupos somar-se-ão aos dois melhores classificados da Nations League que não tiverem garantido a ida para o Mundial. As 12 seleções serão divididas em três potes, onde farão jogos eliminatórios em partida única para determinar os outros três classificados.

A África não possui repescagem e todas as vagas são preenchidas durantes diferentes fases das Eliminatórias Africanas.

A Copa do Mundo de 2022 será realizada entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. Por conta do calor no Oriente Médio, o Mundial será pela primeira vez no fim do ano. Até o momento, o Qatar, país-sede, além de Dinamarca e Alemanha já estão classificados.

+ Veja as seleções que já se garantiram e as que estão perto de conseguir uma vaga para a Copa do Mundo

Líder das Eliminatórias Sul-Americanas, a Seleção Brasileira ainda não tem a vaga garantida, mas a classificação está bem encaminhada. A confirmação pode vir em novembro, na última Data-Fifa de 2021, quando o Brasil encara Colômbia e Argentina.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter