Fifa avança na criação de banco para aumento de dinheiro a clubes formadores de atletas
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Fifa avança na criação de banco para aumento de dinheiro a clubes formadores de atletas

Sede da Fifa, em Zurique (Foto: Fabrice Coffrini / AFP)
Sede da Fifa, em Zurique (Foto: Fabrice Coffrini / AFP)
LANCE! - 26/07/2019 - 17:20
Zurique (SUI)
A Fifa avançou na implementação da criação de um 'banco central' para crescimento na arrecadação de clubes formadores de atletas. Deste modo, a entidade criou a 'Câmara de Compensação' com o tal objetivo e que ainda não tem data prevista para o sistema começar a operar.

Além disso, a Fifa abriu uma concorrência para escolher o banco que vai operar esse sistema. Na última quinta-feira, a entidade divulgou que a diferença entre a quantia gasta com transferência de jogadores e o dinheiro que efetivamente chega aos clubes que formaram esses atletas cresce a cada temporada. Com a Câmara de Compensação, a Fifa espera que o dinheiro distribuído aos clubes formadores aumente em até quatro vezes. 

Deve funcionar da seguinte maneira: quando um clube for comprar um jogador, o pagamento não será feito diretamente ao clube vendedor, mas sim para essa Câmara de Compensação, que então vai garantir os repasses para os clubes formadores; para depois transferir o dinheiro ao vendedor.

ATUALMENTE... 
Há dois pagamentos que são realizados ao sistema: o Mecanismo de Solidariedade e a Compensação por Treinamento. O primeiro distribuiu um total de 5% do valor de uma transferência entre os clubes que atuaram na formação de um atleta entre os 12 e os 23 anos. O segundo é pago quando um jogador assina seu primeiro contrato profissional (até os 23 anos) por um clube diferente daquele em que ele foi formado.


E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance