Duelo do Francês coloca frente a frente quarteto ex-São Paulo
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Duelo do Francês coloca frente a frente quarteto ex-São Paulo

Montagem Brasileiros na França
Lucas Evangelista e Boschilia, do Nantes, e Thiago Mendes e Luiz Araújo, do Lille: brazucas em campo (Foto: AFP)
Mário Boechat - 21/09/2018 - 18:49
Lille (FRA)
Lille e Nantes se enfrentam neste sábado, às 12h (de Brasília), pela sexta rodada do Campeonato Francês. No momento, as duas equipes brigam em frentes diferentes na competição, mas um fator pode deixar a partida ainda mais atrativa: ao todo, dez brasileiros podem entrar em campo, quatro deles atuaram recentemente pelo São Paulo.

Pelo Lille, Thiago Mendes e Luiz Araújo jogaram pelo Tricolor paulista. Além deles, mas dois brazucas estão no elenco: o zagueiro Gabriel Magalhães e o meia Thiago Maia. No Nantes, passaram pelo Morumbi os meias Gabriel Boschilia e Lucas Evangelista. No entanto, a lista de brasileiros é ainda maior: os laterais Lima e Fábio da Silva, o zagueiro Diego Carlos e o apoiador Andrei Girotto.

Nesta temporada, o Lille ressurgiu. Após a briga incessante contra o rebaixamento em 2017/18, o técnico Christophe Galtier colocou a equipe nos eixos que, atualmente, ocupa a terceira colocação, atrás apenas do PSG e do Olympique de Marselha - este no saldo de gols.

Thiago Mendes no Lille
Thiago Mendes chegou ao Lille na última temporada (Foto: Divulgação)
Para o meia Thiago Mendes, a manutenção do elenco foi importante para esse crescimento do Lille.

- Acredito que a sequência do trabalho, a manutenção do elenco, importantes jogadores ficaram aqui no clube e claro que nossa confiança aumentou. Fizemos uma boa pré temporada e estamos dando nosso melhor em cada treinamento para chegar nos jogos e impor nosso futebol.

Luiz Araújo - Lille
Luiz Araújo jogou duas partidas na temporada (Foto: Divulgação/Lille)
O Lille passou por mudança de treinador na última temporada, o que atrapalhou o ambiente no clube. Marcelo Bielsa deixou a equipe pela porta dos fundos.

- Toda mudança com o campeonato em andamento pode ter resultados ruins. E acredito que aqui não foi diferente. Mas tenho certeza de que agora estamos todos com o mesmo objetivo e faremos uma temporada melhor do que a passada. É sempre bom ser dirigido por treinadores com grandes currículos. O Bielsa é um grande cara, competente e que pôde me ensinar muitas coisas. Mas é importante ressaltar também o bom trabalho que o Galtier vem fazendo. É um grande treinador também e acredito que estamos no caminho certo sob os comandos dele - declarou o meia Luiz Araújo.

BOSCHILIA TROCA O MONACO PELO NANTES


O meia Gabriel Boschilia chegou ao Nantes nesta temporada e se juntou a mais cinco brasileiros no elenco. Ele estava no Monaco e perdeu espaço no clube do Principado, principalmente após a lesão grave que teve no joelho em 2017. Para o apoiador, ex-São Paulo, o novo ambiente poderá fazê-lo recuperar o bom futebol.

- Acredito que o clima e o ambiente podem mudar quando você está do lado de amigos, parceiros. A gente se dá muito bem aqui, é bem bacana - declarou o meia, que falou sobre a saída do Monaco:

- Acredito que seja a busca por novos desafios. Vestir outra camisa, respirar novos ares e ir atrás de novos objetivos. O Nantes é uma equipe de bela torcida, ótima estrutura, um grande técnico e projeto que me seduziram. Estou muito feliz com essa nova oportunidade.

Boschilia - Nantes
Boschilia atuava pelo Monaco (Foto: Sebastien Salom-Gomis / AFP)
Ao contrário do Lille, o Nantes está à beira da zona do rebaixamento. A equipe soma apenas cinco pontos, em 17º, um acima da degola. Para Boschilia, o jogo da equipe ainda não engrenou nesta temporada. 

- Falta pouca coisa. Falta a gente por em prática no jogo o que estamos trabalhando durante a semana. Tenho certeza de que o time está todo focado e convicto de que podemos melhorar nossa situação no campeonato.

CHEGADA AO FUTEBOL EUROPEU

Apesar de ter apenas 22 anos, Gabriel Boschilia está no futebol europeu desde 2015, quando foi contratado pelo Monaco após se destacar no São Paulo. Com a mesma idade, Luiz Araújo chegou ao Velho Continente na temporada passada. Para o atacante, foi um ano de muito aprendizado.

- Acho que pude mostrar o que esperavam de mim, fazendo gols e dando importantes assistências, mas tenho a consciência de que posso e devo evoluir ainda mais essa temporada. Vou trabalhar pra isso - declarou Araújo.

Luiz Araújo - Lille
Luiz Araújo é promessa do futebol brasileiro (Foto: Divulgação)
Mais experiente do trio, Thiago Mendes, de 26 anos, chegou na mesma época que o companheiro Luiz Araújo e garante estar ainda mais motivado para colocar o Lille no topo na França.

- Individualmente, avalio positivamente minha temporada, mas a gente fica triste pelo rendimento da equipe não ter sido o esperado. Hoje tenho um carinho muito grande vindo da torcida do Lille e isso me deixa com uma vontade ainda maior de levar o clube a brigar por grandes objetivos.

VEJA OUTROS JOGOS DA SEXTA RODADA DO CAMPEONATO FRANCÊS

SEXTA-FEIRA


Monaco 1 x 1 Nîmes

SÁBADO

12h - Lille x Nantes
15h - Angers x Toulouse
15h - Montpellier x Nice
15h - Reims x Dijon
15h - Saint-Étienne x Caen
15h - Strasbourg x Amiens

DOMINGO

10h - Rennes x PSG
12h - Guingamp x Bordeaux
16h - Lyon x Olympique de Marselha

E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance