Cinco motivos que justificam a contratação de Vidal pelo Barcelona
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Cinco motivos que justificam a contratação de Vidal pelo Barcelona

Aos 30 anos, Arturo Vidal vai ter que ver a Copa pela TV. O Chile perdeu de 3 a 0 para o Brasil e não se classificou. Ele nem jogou por estar suspenso e anunciou sua aposentadoria da seleção
Vidal tem tudo para encaixar no clube catalão (Foto: Claudio Reyes/AFP)
LANCE! - 04/08/2018 - 12:58
Barcelona (Espanha)
O Barcelona buscava um nome para reforçar seu meio campo desde o início da janela. A saída de Iniesta abriu brecha para uma renovação no elenco do clube catalão. O Barça tinha interesse em jogadores como Rabiot, Pogba e N'Zonzi, mas o clube acabou acertando com o experiente chileno Arturo Vidal, por três temporadas. Vidal é um jogador aguerrido, com perfil vitorioso e forte no jogo aéreo. Seu estilo de jogo encaixa no Barcelona e o meia pode servir para impulsionar os jovens jogadores do elenco.

Perfil vitorioso
Vidal tem um perfil vitorioso, faz parte da sua personalidade dentro e fora de campo, o espírito em conquistar títulos. Dentro de campo, ordena, corrige e exerce o posto de líder. Um estilo que se traduziu em conquistas por onde passou. O volante foi campeão na Juventus, Bayern de Munique e na seleção chilena, como um dos principais jogadores e influenciadores do elenco. Para o Chile conquistou duas Copas Américas (2009/10 e 2014/15), foi tetracampeão do Campeonato Italiano e tricampeão do Campeonato Alemão. O perfil pode ajudar no desempenho dos jovens jogadores do Barcelona, como os brasileiros Artur e Malcom.

Estilo de jogo
Uma prova de que um jogador do estilo de Vidal pode se encaixar no esquema do Barcelona é o brasileiro Paulinho. O volante brasileiro soube se adaptar aos comandos do treinador Ernesto Valverde. O Barça sempre se notabilizou por meias técnicos, não com um estilo de mais pegada, como o de Vidal. Porém, o que foi visto é que o clube catalão precisa de um jogador mais "guerreiro". Um jogador que consiga recuperar a posse de bola com precisão, para intensificar o contra-ataque e o domínio nos setores. Paulinho deu certo, Vidal também pode dar.

- Ano passado teve gente que criticou a contratação de Paulinho sem ver um minuto dele em campo e logo se viu que foi um jogador que foi bem. Um clube como o nosso teme espaço para muitos tipos de jogadores. É certo que tem o estilo mais marcante e outros que quando chegam, se enriquecem. Abidal (ex-jogador, atual dirigente esportivo) foi um exemplo disso, Chegou com um estilo diferente e se adaptou. Se trata de enriquecer o estilo - disse o treinador do clube, Ernesto Valverde, em entrevista coletiva, neste sábado

Raça sulamericana
Vidal se caracteriza por ser um jogador que participa de todos os setores do campo. Com marcação intensa, o chileno sobe ao ataque, mas também ajuda no setor defensivo. Jogador de fôlego, o ex-meia do Bayern de Munique pode ajudar em reduzir as responsabilidades de Busquets e Rakitic, que se preocupariam mais com a criação das jogadas.

- Tem um aspecto guerreiro. Esperamos que nos traga uma energia ao meio campo. Tem experiência e qualidade, sempre jogou muitas partidas aonde estava e não passa desapercebido. É um perfil diferente, próximo ao de Paulinho. Espero que possa nos ajudar - disse o técnico

Jogador cabeça
Uma das características de Vidal é a chegada ao ataque. Na temporada passada, o chileno marcou seis gols no Campeonato Alemão com a equipe bávara e em toda sua carreira já soma 115 gols. O seu porte físico faz com que Vidal seja forte no jogo aéreo. Essa seria mais uma versatilidade que agregaria na estratégia de Valverde.

Rendimento imediato
Ao contrário das outras contratações do Barça (Lenglet, Artur e Malcom), Vidal não vai precisar de tempo para se adaptar. Acostumado a lidar com pressão, Vidal demonstra rendimento imediato quando muda de ares. Foi assim tanto na Juventus quanto no Bayern de Munique. Esse fator é de extrema importância para um clube que busca reajustar um meio campo, além de servir para ajudar a dar liga com os outros jogadores que ainda vão precisar se adaptar.

- Esperamos que a curto, médio e largo prazo nos ajude muito. Não sabemos como estará para a Supercopa. Esperamos que entre rápido. Se é o jogador que eu queria? Todos nós do clube participamos da decisão. O clube é que contrata - disse Valverde


Facebook Lance Twitter Lance