Algum clube do Nordeste já disputou uma final internacional?

Fortaleza é o segundo clube nordestino a jogar uma final internacional

Trofeus-da-Copa-Conmebol-e-da-Copa-Sul-Americana_Easy-Resize_Easy-Resize.com_-aspect-ratio-512-320
Copa Conmebol e Copa Sul-Americana (Foto: Arte Lance!)

Escrito por

o Leão do Pici garantiu a sua vaga pra a final da Copa Sul-Americana na noite da última terça-feira (3), ao derrotar o Corinthians na Arena Castelão pelo placar de 1 a 0, sendo o primeiro clube do Ceará a chegar em uma final continental. Mas não é o primeiro clube do Nordeste a chegar a uma final de uma competição da América do Sul. O primeiro feito foi do CSA, de Alagoas.

+Assista aos jogos do seu clube do coração com aquela gelada! Copo Stanley a partir de R$120,00

O CSA foi finalista da última edição da Copa Conmebol, de 1999, e perdeu a decisão para o Talleres de Córdoba, da Argentina. A Copa Conmebol foi realizada entre 1992 e 1999, e, em um primeiro momento, os participantes eram definidos de acordo com a classificação no Brasileirão do ano anterior - para a Libertadores, iam os campeões do Brasileiro e da Copa do Brasil.

Depois, com a criação da Copa Mercosul, outros critérios foram definidos para classificação dos brasileiros para a Conmebol. O CSA foi quarto colocado na Copa do Nordeste em 1998. O campeão do torneio nordestino tinha vaga garantida, mas o Vitória recusou, assim como o vice, o Bahia, e o terceiro, Sport. Com isso, o time de Maceió herdou a vaga.

O torneio foi todo disputado em mata-mata. A campanha do CSA começou contra o Vila Nova, de Goiás, que foi o vice-campeão da Copa Centro-Oeste (o Cruzeiro, campeão, jogou a Mercosul). Uma vitória de 2 a 0 para cada lado levou a disputa para os pênaltis e o CSA se deu bem.

Nas quartas da final, o CSA eliminou o Estudiantes, da Venezuela, e voltou a encontrar um brasileiro na semifinal, o São Raimundo, campeão da Copa Norte. O time do Amazonas fez 1 a 0 na ida e o CSA, 2 a 1 na volta. Nos pênaltis, novamente deu o time alagoano.

Escudo CSA
Escudo do CSA (Foto: Reprodução)

Na decisão, na ida, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, o CSA fez 4 a 2 no Talleres e encaminhou o título. Inclusive, vencia por 4 a 1 até os 41 minutos do segundo tempo, quando Astudillo fez o segundo dos argentinos. Na volta, em Córdoba, o Talleres fez 3 a 0, com um gol aos 45 minutos do segundo tempo, e levantou a taça.

O Fortaleza tenta, no sábado (28) às 17h em Punta del Leste (URU), contra a LDU (EQU) conquistar a Copa Sul-Americana e se tornar o primeiro clube nordestino a levantar uma taça internacional, a partida acontecerá no Estádio Campus de Maldonado.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter