Terá um final feliz? Renato Gaúcho tem relação de amor e ódio com os torcedores do Flamengo; entenda

Terá um final feliz? Renato Gaúcho tem relação de amor e ódio com os torcedores do Flamengo; entenda

Flamengo x Grêmio - Renato Gaúcho
Na semifinal da Libertadores 2019, Renato Gaúcho viu o Flamengo de Jesus golear no Maracanã (AFP)
LANCE! - 10/07/2021 - 16:18
Rio de Janeiro (RJ)
Amor e ódio. É assim que vive a relação de grande parte dos torcedores do Flamengo com o ex-jogador Renato Gaúcho. O ex-técnico do Grêmio já somou desacordos com os rubro-negros, já marcou gol decisivo em final de campeonato, mas também levantou caneco vestindo vermelho e preto e ostenta o Flamengo como o segundo clube onde mais atuou na carreira. Desta vez, será que a relação entre a arquibancada e o cotado para assumir o comando da equipe terá um final feliz?

+ TABELA: Saiba os próximos desafios do Mengão pelo Brasileirão

E MAIS:
+ Aplicativo de resultados do LANCE! está disponível na versão iOS

Com a demissão do técnico Rogério Ceni, neste sábado, o Flamengo trabalha para ter um novo nome na comissão técnica entre os próximos dias. Cotado para assumir o cargo, Renato Gaúcho se tornou um dos nomes mais falados no Twitter com a abertura da vaga rubro-negra. Clube e ex-jogador podem concretizar um acordo neste fim de semana. O LANCE! relembra o conturbado relacionamento entre Flamengo e Renato:

SEGUNDO CLUBE ONDE MAIS ATUOU
Além de ser ídolo do Grêmio e ter uma história de amor com o Fluminense, o ex-atacante soma quatro passagens pelo Flamengo - sendo 213 jogos e 68 gols. Em sua toda sua carreira, entre os anos de 1987 e 1998, Renato tem o clube da Gávea como o segundo uniforme que mais representou em campo. Como atleta, ele acabou gerando desgastes.

Renato Gaúcho Flamengo
Renato Gaúcho, com a camisa do Flamengo (Acervo LANCE!)
Além disso, carrega no currículo a Copa União de 1987, sendo campeão brasileiro, e a Copa do Brasil de 1990. Embora os números sejam expressivos, Portaluppi é bem mais idolatrado, por exemplo, nas Laranjeiras, onde jogou 71 jogos, tendo marcado 26 gols e vencido o Carioca de 1995. Exatamente este estadual que marcou Renato por um gol histórico de barriga contra o Rubro-Negro. 

VAIADO NO MARACANÃ E SONHO DE VESTIR RUBRO-NEGRO
Tratado com desprezo por muitos flamenguistas, Renato escutava com frequência vaias nos jogos beneficentes de Zico, no Maracanã, entre 2009 e 2013. Justamente depois de um "Jogo das Estrelas", ele disparou que: "Alguns torcedores não me perdoam por causa do gol de barriga, mas eu tenho um carinho muito grande pela torcida, pelo clube e tenho certeza de que um dia vou trabalhar no Flamengo. Aí a torcida vai estar do meu lado". 

Meme: Renato Gaúcho e Jorge Jesus
Torcedores do Flamengo não perdoaram Renato após goleada em 2019 (Reprodução)
Além da implicância com o ídolo dos tricolores Grêmio e Fluminense, torcedores do Flamengo carregam um rancor de Renato pelas últimas temporadas. Não era segredo que, desde 2016, quando ele estava sendo vitorioso no Imortal, que é cobiçado pela torcida. Sempre após a demissão de um técnico na Gávea, as redes sociais ardem com pedidos por Renato.

DESENTENDIMENTOS RECENTES
Contudo, Renato negava. Como sair de um Grêmio recém campeão da América? E o preço é até hoje pago. Por exemplo, antes que Abel Braga ou Jorge Jesus assumissem o Flamengo em 2019, nas arquibancadas, gritavam por Renato - que descartava. O ex-jogador chegou a dizer que o acordo chegaria um dia, mas a espera irritou dirigentes e torcedores cariocas. 

Em 2018, disse que só escutaria os dirigentes cariocas após uma final gremista. Durante as campanhas de 2019 e 2020, Renato insistia em provocar os rubro-negros ao dizer que seu Grêmio jogava melhor que o elenco campeão de Jesus. Quando se enfrentaram pela Libertadores, um 5 a 0 em pleno Maracanã colocou um ponto final na cabeça de muitos torcedores: Renato não cabe mais na estrutura vermelha e preta.

FINAL FELIZ?
Para alguns, o Flamengo precisa de um treinador que não seja "boleiro" - estigma criada em cima de Renato - e de preferência um estrangeiro. Na visão de outros, Renato é exatamente o que os torcedores precisam: soberba e habilidade com a dose perfeita dos rubro-negros. Com a saída de Rogério Ceni, o caminho para que o casamento seja concretizado está livre após quase cinco anos. 

Facebook Lance Twitter Lance