Sobrevivente da tragédia dos Andes, Carlitos Páez relembra desespero por comida e água no 'Bola da Vez'
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Sobrevivente da tragédia dos Andes, Carlitos Páez relembra desespero por comida e água no 'Bola da Vez'

Bola da Vez - Sobrevivente
(Foto: ESPN/Divulgação)
Matheus Costa* - 24/07/2020 - 17:24
São Paulo (SP)
O convidado do Bola da Vez desta semana é Carlitos Páez, empresário uruguaio sobrevivente da tragédia que aconteceu em outubro de 1972, quando o vôo da Força Aérea Uruguaia que levava o time de rugby do colégio chileno Stella Maris, colidiu na cordilheira do Andes. O programa apresentado por André Plihal e com as participações do repórter Mendel Bydlowski e do alpinista Waldemar Niclevicz, será atração da ESPN Brasil neste sábado (25), a partir das 22h.

Filho do artista plástico Carlos Páes Vilaró, Carlitos era integrante da equipe de rugby, e aos 18 anos foi protagonista de uma grande história de sobrevivência. Em um ambiente hostil, o uruguaio revela que a sede era implacável.

- Muitos falam da fome, mas muito poucos falam da sede. Fiquei sabendo, há pouco tempo por um médico, que o ser humano, nessa altitude, precisa de cinco litros de água para não se desidratar. Nós nunca tomamos cinco litros, porque era muito difícil retirar água. Usávamos umas chapas prateadas, pelo efeito espelho, e conseguíamos que ela caísse gota a gota. A sede foi desesperadora - comentou.

E MAIS:
Durante o programa, apesar de destacar a dificuldade para conseguir água, Carlitos também revela que encontrar alimentos no local era quase impossível.

- Comi uma lata de mariscos repartida entre 26 pessoas, dois pedacinhos de chocolate e a terceira parte de uma bala de doce de leite. Foi o que comi em dez dias. E recebemos a notícia que não nos procurariam mais. Aí, surgiu em todos nós ao mesmo tempo a única ideia possível, que era nos alimentarmos dos nossos companheiros mortos. Na cordilheira, não havia nada. Só neve, rochas e fuselagem - disse o uruguaio.

O acidente dos Andes, ocorrido em outubro de 1972, é uma das grandes tragédias aéreas relacionadas ao esporte que marcaram a história, juntamente com o acidente do Torino (ITA), em 1949, e o desastre da Chapecoense, em 2016.

O programa Bola da Vez, com Carlitos Páez, vai ao ar no próximo sábado, às 22h, no canal ESPN Brasil. A atração também pode ser conferida pelo fã de esporte pela plataforma WatchESPN.

*Estagiário sob supervisão de Tadeu Rocha.

Facebook Lance Twitter Lance