Globo fará 'teste' de audiência na transmissão esportiva de domingo
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Globo fará 'teste' de audiência na transmissão esportiva de domingo

futebol na tv
TV Globo transmitirá partidas do domingo ás 19h (Foto:Reprodução)
LANCE! -
São Paulo (SP)
A TV Globo vai fazer um 'teste' de audiência para a transmissão esportiva no próximo domingo.  O futebol será transmitido ás 19h, com Corinthians x Palmeiras para o estado de São Paulo, Vasco x CSA para o Rio de Janeiro e o clássico entre Atlético-MG x Cruzeiro para Minas Gerais.

De acordo com a TV Globo, a mudança do tradicional horário das 16h00 acontecerá por conta do duelo do Corinthians pela Copa Sul-americana, na quinta-feira (1º), ás 21h30. Ainda segundo a Globo, a partida mudou de horário 'por conta de um acordo entre a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e a  Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol).

Porém, pode ter uma questão comercial envolvida neste 'teste' da emissora. A TV estuda exibir os jogos do Campeonato Brasileiro apenas no horário nobre da televisão (entre 18h00 e 00h00) a partir do próximo ano. 

Seria uma das novidades para a temporada 2020 e acarretaria em um reajuste do valor da cota de patrocínio das transmissões da Globo para as empresas que queiram anunciar nas transmissões. A emissora não confirma. 

A Globo, a pedido da reportagem, mandou uma nota esclarecendo a questão da transmissão com horário alternativo.

'Excepcionalmente no domingo, dia 4 de agosto, o Futebol 2019 na Globo será às 19h, com a transmissão de três jogos da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro: Corinthians x Palmeiras, Vasco x CSA e Atlético Mineiro x Cruzeiro.

Corinthians x Palmeiras já era escolha prévia da Globo e a grade foi alterada para respeitar o intervalo entre duas partidas da mesma equipe, acordado pela CBF com a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf). Como o Corinthians joga pela Copa Sul-Americana na quinta-feira, dia 1 de agosto, às 21h30, não poderia entrar em campo novamente às 16h de domingo.

Assim, no domingo, dia 4 de agosto, o ‘Domingão do Faustão’ vai ao ar mais cedo, depois do ‘Choque de Cultura’. Na sequência, serão exibidos ‘Futebol 2019’ e ‘Fantástico.''

Vale lembrar que a emissora, juntamente com a CBF, já alterou nesta temporada os horários de jogos do meio de semana. Antes, as partidas começavam ás 21h45, mas foram antecipadas em 15 minutos, iniciando ás 21h30. O horário foi aprovado pelo torcedor. 

Outras duas novidades entraram no Brasileiro da temporada passada. A primeira foi o horário das 11h de domingo. A nova faixa causou boa aceitação do público e da emissora. Já a segunda novidade está na segunda-feira, com jogos ás 20h, que também se provou um sucesso de público. 

TRANSMISSÃO ÁS 19H NÃO É NOVIDADE NA TV ABERTA

O horário de domingo ás 19h não é novidade na emissora. Nos anos de 1995 e 1996, o fato era corriqueiro nas transmissões esportivas. Para efeito de curiosidade, em 96 houve um fato inusitado. 

Palmeiras e Corinthians iam se enfrentar pelo Paulistão, mas, como estava caindo um temporal em São Paulo, o presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Eduardo José Farah, cancelou o jogo, mesmo com as duas equipes já no estádio para se aquecerem.

Porém, a Globo e a Bandeirantes, que transmitia os jogos e dos clubes
naquela noite, a Globo teve que arrumar uma saída. A emissora resolveu "adiantar" a programação, exibindo um episódio inédito do programa "Sai de Baixo" quatro horas antes do previsto, já que o esquete de humor ia ao ar em torno das 23h, depois do "Fantástico". Enquanto isto, a Band exibiu um VT de Vasco x Flamengo, partida que havia ocorrido mais cedo. 

Facebook Lance Twitter Lance