De 'monstro' a 'mimado': Relembre 10 momentos em que Neymar foi alvo de críticas por seu comportamento
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

De 'monstro' a 'mimado': Relembre 10 momentos em que Neymar foi alvo de críticas por seu comportamento

Neymar
Neymar sempre foi muito visado pelo que faz dentro e fora de campo. (Foto: AFP)
LANCE! - 07/02/2019 - 18:04
Rio de Janeiro (RJ)
Que Neymar é assunto de muita discussão no futebol, isso não é novidade. Principal referência do futebol brasileiro atualmente, o craque do PSG também é muito visado por jornalistas, técnicos e jogadores, que elogiam ou criticam a postura do atacante do PSG dentro e fora de campo. Separamos 10 momentos em que Ney esteve na mira de criticas de personalidades do futebol.

NETO


Apresentador Neto
Neto criticou festa de Neymar durante recuperação (Reprodução)
O apresentador da TV Bandeirantes Neto não poupou palavras para criticar a festa de Neymar, realizada na última segunda-feira em Paris. No programa 'Donos da Bola', da última terça-feira, o ex-atleta aconselhou Neymar a cuidar da saúde e da carreira e afirmou que a festa não aconteceu em um momento apropriado. Neto completou sua fala chamando Neymar de 'mimadinho'.

- sabe o que você tinha que fazer? Treinar. Cuidar do seu pé. Cuidar de você. Mostrar para o mundo inteiro que você vai ser o maior jogador de todos os tempos. Você está passando o Pelé, o Rivelino em termos de números. Mas em títulos, principalmente na Seleção, você não vai conseguir. Sabe por quê? Porque você é mimadinho", afirmou.

GALVÃO BUENO

Galvão Bueno
Galvão Bueno cobrou uma postura diferente do jogador (Reprodução)
Apesar das brincadeiras da Web, dizendo que Neymar é o 'queridinho' de Galvão Bueno, isso não impediu que o narrador entrasse na lista daqueles que já criticaram o jogador do PSG. Durante uma edição do 'Bem, Amigos, do Sportv, Galvão cobrou Edu Gaspar, coordenador de seleções da CBF, sobre a postura de Neymar na Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

- O Neymar não é o menino Neymar nem o garoto Neymar, ele está (na época) com 26 anos. Com 26, eu já trabalhava desde os 16 e tinha dois filhos. Menino acabou, não tem nada de menino Neymar não, afirmou Galvão, cobrando uma postura diferente dentro e fora de campo do camisa 10 da Seleção.

CASAGRANDE

Casagrande, comentarista da globo
Casagrande chamou Neymar de 'mimado' (TV Globo/Divulgação)
Durante o programa 'Redação Sportv', em fevereiro de 2018, Walter Casagrande criticou Neymar pela falta de coletividade e afirmou que o atacante do PSG precisava mudar o seu comportamento dentro de campo. O comentarista afirmou ainda que o jogador é 'mimado' e que os que cercam estavam criando 'um' monstro'.

- Me incomoda a maioria dos torcedores brasileiros e da imprensa ficarem passando a mão (na cabeça) do Neymar. Ele já demonstrou diversas vezes comportamentos fora do coletivo, mimado, colocando até em risco a equipe. Pô aí falam: ''O Neymar tem que sair do Barcelona porque está muito nas costas do Messi, aqui o centroavante não combina com ele". Estamos criando um monstro, ao invés de corrigir o monstro para ele virar gênio. Não estamos colaborando com o Neymar.

DORIVAL JUNIOR

Dorival Junior
Dorival teve atrito com Neymar no Santos (Foto: Divulgação)
Durante o Brasileirão de 2010, em uma partida do Santos contra o Atlético-GO, Neymar foi impedido de bater um pênalti e não se conteve. O jogador e o treinador discutiram na beira do gramado e Dorival não quis escalar o atacante em um clássico contra o Corinthians, o que acabou custando sua saída do clube. Em entrevista ao 'Uol', em 2015, o treinador falou da situação.

- Não pensem vocês, independentemente da importância que tem um atleta dentro de um elenco, que ganhará privilégios perante a maioria. Não existe isso. Naquele momento foi público, todos sabiam do acontecido e o próprio clube esperava uma posição. Então é a típica situação assim: houve uma punição disciplinar.

RENÊ SIMÕES

HOME - René Simões é apresentado como técnico do Figueirense (Foto: Luiz Henrique/Figueirense)
Renê defendeu Dorival Junior (Foto: Luiz Henrique/Figueirense)
Nesse episódio envolvendo Dorival Júnior, o técnico do time adversário naquela partida, o Atlético-GO, era Renê Simôes, que saiu em defesa do comandante santista à época e criticou a postura de Neymar.

- Poucas vezes vi alguém tão mal-educado desportivamente. Sempre trabalhei com jovens e nunca vi nada assim. Está na hora de alguém educar esse rapaz, ou vamos criar um monstro. Estamos criando um monstro no futebol brasileiro.

JUCA KFOURI

Juca Kfouri
Juca Kfouri criticou jogador e seu pai (Foto: Reprodução)
Juca Kfouri é outro renomado jornalista esportivo que fez duras criticas à Neymar e seu pai.

- É um baita jogador, um dos melhores de todos os tempos, mas de personalidade imatura, dominada por um pai ganancioso, que o levou a fazer um contrato com o Barcelona na semana que os clubes fariam a final do Mundial de clubes. Ele joga contra o Barcelona já jogador do Barcelona. Embora carismático, ele é um cara que divide mais do que une. A um bando de gente que desgosta do Neymar. Eu torço para que ele vire homem. Para que vire gente.


RIVELINO

Rivelino é um grande ídolo brasileiro
Rivelino critica caídas de Neymar (Foto: Reprodução de TV)
Rivelino criticou a seleção de Tite na Copa do Mundo de 2018 e afirmou que a culpa de Neymar ter saído da competição continental com fama de cai-cai, foi dele mesmo.

- Quem criou tudo isso foi o Neymar. Ele deveria seguir o exemplo do Messi, que nunca fica reclamando ou se atira. Neymar está sempre reclamando, criou um monstro, porque todo mundo vai ficar criticando-o por isso, é algo negativo. Ele não pode perder o que tem: sua magia. É algo muito bom.

JORNAIS ESPANHÓIS

Jornais criticam Neymar
Ney recebeu chuva de criticas  após a Copa (Foto: Reprodução)
Neymar ficou muito marcado pelas quedas na Copa do Mundo da Rússia. Elas se intensificaram quando o Brasil foi eliminado pela Bélgica. Para o Mundo Deportivo, Neymar foi "Neymal" e teve uma atuação apagada contra a Bélgica. O Olé chamou Neymar de 'o simulador', por se "se jogar" e disse que o brasileiro "mostrou pouco jogo e muito teatro".

O Sport disse que Neymar voltou a se atirar e afirmou que "a estrela da seleção tentou forçar o pênalti em várias ocasiões". Já o AS disse que Neymar foi "irreconhecível no momento em que sua equipe mais precisava dele".

Já o Marca faz uma análise da atuação do jogador na temporada 2017/2018: "Neymar sai pela porta do fundo do Mundial e termina um ano para duvidar".

CHRISTOPHE DUGARRY

Christophe Dugarry
Campeão do Mundo com a França criticou ausência em jogo DECISIVO do PSG (Divulgação)
Christophe Dugarry, ex-atacante que foi campeão da Copa do Mundo com a França, em 1998, criticou Neymar por não ter comparecido ao jogo do título do Campeonato Francês do PSG, em 2018. Segundo o ex-jogador, Neymar 'cuspiu' no clube, por ter permanecido no Brasil para recuperação da primeira fratura do quinto metatarso do pé.

- Ele está cuspindo no clube, acho escandaloso. Se ele estivesse no Barça, ele teria voltado sem problemas. Não aguento mais os jogadores que estão apenas olhando para o próprio umbigo. É um coletivo que vence partidas, nunca são individualidades. E nós achamos que o PSG pode ganhar a Liga dos Campeões com atitudes como essa, disse Dugarry ao RMC Sport, da França.


Thierry Laurey - técnico do Strasbourg

Thierry Laurey -  técnico do Strasbourg
técnico do Strasbourg criticou a postura de Neymar (Divulgação)
Na partida em que Neymar fraturou novamente o quinto metatarso do pé direito, o técnico da equipe financeira, Thierry Laurey, criticou a postura de Neymar em campo. Segundo o comandante do Strasbourg, Neymar teve atitudes desrespeitosas por 'enfeitar' demais em algumas jogadas e seus jogadores usaram das faltas como forma de evitar isso.

-- Assumir, às vezes, é levar alguns golpes. Eu entendo que meus jogadores estejam cansados de ver outros jogadores tentando atrai-los para provocá-los. Ele têm o direito em um determinado momento de ser pego, não é proibido - disse o treinador.

Facebook Lance Twitter Lance