Loucos da Cabeça

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fluminense pode conquistar vaga na Libertadores pela segunda vez sem ser campeão; entenda

Tricolor foi para o torneio através das vagas do Brasileirão apenas em 2012 e pode confirmar o retorno à competição continental nesta quarta-feira

Fluminense vem de cinco partidas sem derrota no Campeonato Brasileiro (Foto: Mailson Santana/Fluminense FC)
Escrito por

O sonho de voltar a disputar a Libertadores pode ser concretizado nesta quarta-feira para o Fluminense. Depois de oito anos longe do torneio, o Tricolor precisa de uma vitória sobre o Atlético-MG, às 21h30, no Maracanã, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, para carimbar o passaporte. Mesmo se empatar, o time comandado por Marcão já encaminha a situação. O confronto terá transmissão em tempo real do LANCE!.

> Veja os jogadores mais utilizados pelo Fluminense durante a temporada

Este cenário pode ser um dos mais tranquilos em termos de confirmação da classificação na história do Tricolor. Isso porque a única vez em que o Flu se garantiu a vaga sem ser campeão foi em 2011, quando terminou em terceiro lugar no Brasileiro. Naquela ocasião, a confirmação da vaga veio na 36ª rodada. Em 2010, o título veio apenas na última rodada. Já em 2012, a vitória contra o Palmeiras na 35ª rodada sacramentou o troféu. A participação em 2008 se deu pela vitória na Copa do Brasil do ano anterior, enquanto em 1971 e 1985 o clube das Laranjeiras também havia sido campeão.

Portanto, no total são seis participações na Libertadores na história do Fluminense. Na última vez, em 2013, o time acabou eliminado nas quartas de final, para o Olimpia, do Paraguai. Antes disso, o Tricolor esteve nas edições de 1971, 1985, 2008, 2011 e 2012. A melhor campanha foi o vice-campeonato de 2008, quando perdeu para a LDU nos pênaltis.

VEJA E SIMULE A TABELA DO BRASILEIRÃO

Mais do que apenas a parte esportiva, a vaga pode significar um alívio nos cofres. Esta seria a primeira classificação desde a saída da Unimed, em 2015. Vale lembrar que o clube está sem patrocinador master atualmente e a presença no torneio pode intensificar a busca por uma marca que estampe o lugar mais caro da camisa. Em termos de premiação, terminar pelo menos em oitavo significa mais R$ 21,4 milhões no bolso no Fluminense, aumentando dependendo da colocação.

COMO CHEGA O FLU

Além da motivação natural pelo retorno à Libertadores, o Fluminense também está embalado no Brasileirão. São cinco partidas sem derrota e três vitórias consecutivas, algo inédito até então. Para esta partida, o único desfalque deve ser o meia Paulo Henrique Ganso. Ele ainda se recupera de cirurgia de uma apendicite aguda. Luccas Claro, que não treinou nos últimos dias depois de perder o pai para a Covid-19, está à disposição.

Com relação aos desfalques da partida com o Bahia, vencida por 1 a 0, Felippe Cardoso está liberado após testar positivo para Covid-19 e vai ao Maracanã. Já Wellington Silva, fora por um desconforto na coxa esquerda, retornou às atividades apenas nesta terça e, portanto, não teve tempo hábil de preparação.

- A cada jogo e a cada momento vamos lutar pela Libertadores. Está ficando próximo. Não tem como não pensar. Mas é jogo a jogo. Quarta enfrentamos uma grande equipe, lutando por título. Mas com esse foco e essa entrega tenho certeza que o time está centrado no objetivo - analisou o técnico Marcão.