Quais serão os adversários? Confira quem o Fluminense pode enfrentar na fase de grupos da Libertadores
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Quais serão os adversários? Confira quem o Fluminense pode enfrentar na fase de grupos da Libertadores

Taça Libertadores
Fluminense irá disputar a Libertadores após oito anos. (Divulgação/Fox Sports)
LANCE! - 01/04/2021 - 16:04
Rio de Janeiro (RJ)
Após a classificação do Rentistas (URU), se garantindo na Libertadores 2021, na última quarta-feira, os quatro potes para o sorteio da fase de grupos da competição foram definidos. Assim, com quatro confrontos ainda para decretar os últimos participantes, o Fluminense, que está no pote 3, aguarda até o dia 9 de abril, quando o sorteio será realizado, para descobrir quem poderá enfrentar logo de cara no torneio sul-americano. A estreia do time de Roger Machado está prevista para meados do dia 20 de abril.

> Veja quais são os confrontos da terceira fase da Libertadores


Primeiro ponto importante a ser relatado é que, como ficou oito anos sem disputar a competição, o Flu caiu no ranking de clubes da Conmebol. Na última vez em que esteve na Libertadores, em 2013, o Tricolor foi cabeça de chave por conta do título brasileiro conquistado no ano anterior. 

Agora no pote 3, a equipe de Roger Machado faz companhia a Velez Sarsfield (ARG), Sporting Cristal (PER), América de Cali (COL), The Strongest (BOL), Universitario (PER), Deportivo Táchira (VEN) e Argentinos Juniors (ARG). Assim, nenhuma dessas equipes podem vir a ser adversários do Fluminense já na fase de grupos. 

Os outros brasileiros classificados direto estão no pote 1 (Palmeiras e Flamengo) e no pote 2 (Atlético-MG e Internacional). Com o Peñarol de fora, igualmente ao Rubro-Negro e ao Verdão, o São Paulo entrou no pote 1 e será cabeça de chave. Grêmio e Santos, por sua vez, ainda terão confrontos contra Independiente del Valle (EQU) e San Lorenzo (ARG) respectivamente. Porém, qualquer um dos clubes que avançar irá para o pote 4.

Com isso, vale ressaltar que equipes do mesmo país não podem se enfrentar na fase de grupos, a não ser no caso dos times que venham da fase prévia. Logo, em caso do Fluminense ter em seu grupo algum adversário nacional, esses só poderiam ser o Santos ou Grêmio, se avançarem de fase. 


E MAIS:
Dessa maneira, com a notícia de que brasileiros não vão se enfrentar na próxima fase, o Flu pode ter pela frente, praticamente só clubes estrangeiros. No pote 1, Boca Juniors (ARG), River Plate (ARG), Cerro Porteño (PAR) e Olímpia (PAR) podem ser colocados contra o Tricolor.

Somente neste esquadrão, somadas as equipes, ao todo, existem 13 títulos de Libertadores em questão: seis do Boca, quatro do River e três do Olímpia (PAR). Além disso, o Cerro vem com uma base bem estruturada por jovens sensações paraguaias e experientes jogadores como Boselli, ex-Corinthians, Marcos Cáceres, lateral com passagem pela seleção do Paraguaia e 198 jogos pela equipe e Julio dos Santos, ex-Vasco. 

Já no pote 2, chamam a atenção três equipes: Racing (ARG), que eliminou o Flamengo na última Libertadores, LDU (EQU), algoz do Flu na final da competição em 2008 e Defensa y Justicia (ARG), atual campeão da Copa Sul-Americana - com comando de Crespo, hoje treinador do São Paulo - e que está em ascensão no futebol do continente.

Os outros integrantes do pote também tem seus pontos positivos. O Santa Fé (COL), por exemplo, joga na cidade de Bogotá, com altitude próxima a 2.700m. A Universidad Católica (CHI) e o Barcelona de Guayaquil (EQU), por outro lado, são os atuais campeões de seus respectivos campeonatos nacionais. 

No pote 4, entretanto, apesar das equipes serem consideradas mais fracas tecnicamente, é sempre bom ficar de olho nas "zebras". O venezuelano Deportivo La Guaira é o atual campeão do país e manda seus jogos no Estádio Olímpico de Caracas, com 900m de altitude. 

VEJA OS POTES DA LIBERTADORES:

POTE 1

Palmeiras (BRA) (atual campeão)
River Plate (ARG)
Boca Juniors (ARG)
Nacional (URU)
Flamengo (BRA)
Cerro Porteño (PAR)
Olímpia (PAR)
São Paulo (BRA) 

POTE 2

Defensa y Justicia (ARG) (campeão da Sul-Americana)
Internacional (BRA)
Atlético-MG (BRA)
Santa Fé (COL)
Racing (ARG)
LDU (EQU)
Universidad Católica (CHI)
Barcelona Guayaquil (EQU) 

POTE 3

Velez Sarsfield (ARG)
Sporting Crystal (PER)
América de Cali (COL)
Fluminense (BRA)
The Strongest (BOL)
Universitario (PER)
Deportivo Táchira (COL)
Argentinos Juniors (ARG) 

POTE 4

Deportivo La Guaira (VEN)
Unión La Callera (CHI)
Always Read (BOL)
Rentistas (URU)
Vencedor de Atlético Nacional (COL) x Libertad (PAR)
Vencedor de Grêmio (BRA) x Independiente del Valle (EQU)
Vencedor de Junior Barranquilla (COL) x Bolívar (BOL)
Vencedor de San Lorenzo (ARG) x Santos (BRA)


Facebook Lance Twitter Lance