Derrota do Madureira garante Flu na semifinal da Taça Guanabara, mas não a liderança do grupo; entenda

Dependendo do placar da partida contra o Botafogo, Tricolor pode ser ultrapassado pelo Volta Redonda. Definição pode levar em conta até mesmo o números de cartões

Fluminense x Unión la Calera - Odair Hellmann
Odair Hellmann vai para o clássico diante do Botafogo já com o time classificado (Foto: Lucas Merçon/Fluminense)

Escrito por

O Fluminense está classificado para a semifinal da Taça Guanabara antes mesmo de entrar em campo diante do Botafogo, neste domingo, no Maracanã. O Madureira foi derrotado pelo Flamengo e terminou a competição com 10 pontos, dois a menos que o Tricolor e o Volta Redonda.

Se vencer ou empatar o Clássico Vovô, o Fluminense avança como líder do Grupo B, já que o Volta Redonda perdeu neste sábado para o Boavista, e enfrenta o Rubro-Negro na próxima fase com a vantagem do empate. Caso perca para o Botafogo, pode ser ultrapassado pelo Voltaço e pegar o Boavista, primeiro do Grupo A.

A explicação se dá pelos critérios de desempate. Fluminense e Volta Redonda estão com o mesmo número de pontos (12), mas o Tricolor leva vantagem no saldo de gols (7 a 6). No entanto, caso perca por 1 a 0, 2 a 1 ou por uma diferença de dois gols, será ultrapassado, já que o Voltaço marcou dois gols a mais que o Flu (11 a 9).

Existe também a possibilidade da classificação se definir pelo número de cartões. Para isso acontecer o Fluminense precisaria perder por 3 a 2. Com isso igualaria o número de gols marcados das equipe. Atualmente o Tricolor soma 16 cartões amarelos, contra 17 do Volta Redonda, que ainda levou um cartão vermelho, equivalente a três cartões amarelos.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter