Assim como o coronavírus, Gripe Espanhola paralisou o futebol e afetou diretamente o Fluminense
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Assim como o coronavírus, Gripe Espanhola paralisou o futebol e afetou diretamente o Fluminense

  •  Fluminense Memória
    Fluminense Memória Flu-Memória
  •  Fluminense Memória
    Fluminense Memória Flu-Memória
  •  Fluminense Memória
    Fluminense Memória Flu-Memória
  •  Fluminense Memória
    Fluminense Memória Flu-Memória
LANCE! - 23/03/2020 - 18:51
Rio de Janeiro (RJ)
A pandemia de coronavírus é a maior crise de saúde desde a Gripe Espanhola, que assolou o mundo há 102 anos. Naquela época o futebol também foi paralisado. No entanto, para o Fluminense, a doença anterior foi bem mais traumática, já que um jogador do clube, Archibald French, acabou morrendo.

- O Archibald William French foi um jogador que veio do Bangu para o Fluminense. O pai dele, inglês, foi o primeiro presidente do Bangu. O Archibald nasceu na Tijuca, disputou 12 partidas pelo Fluminense, fez seis gols e foi uma figura muito importante no Carioca de 1918, que foi paralisado em outubro daquele ano por causa da Gripe Espanhola, que vitimou, além de French, 24 sócios do clube - contou Dhaniel Cohen, do Flu-Memória.



Fluminense Memória
Archibald William French  (Flu-Memória)
Archibald French esteve em campo no último jogo antes da paralisação do Campeonato Carioca, empate em 2 a 2 com o Flamengo, em 6 de outubro de 1918. Infelizmente, vinte e três dias depois, o jogador faleceu por conta da Gripe Espanhola. O nome dele está marcado na história do Fluminense, com o título estadual, conquistado em dezembro, quando a bola voltou a rolar.

- Este Fla-Flu foi o último jogo do French com a camisa do Fluminense. O título - o segundo em sequência - foi encaminhado nesta partida, mas só foi oficialmente conquistado dois meses depois, após vitória sobre o Mangueira, por 2 a 0. Em 1919, o Flu foi tricampeão e conquistou a posse definitiva da Taça Colombo, que está até hoje na sala de troféus do clube - disse Cohen, que completou.

- No Estadual de 1918, o Fluminense fez 18 jogos, com 13 vitórias, três empates e duas derrotas. Uma dessas derrotas foi para o Carioca, na última rodada, por WO, já que o Fluminense já era campeão e não precisava jogar.

ATRASOU A OBRA E ADIOU CAMPEONATO

A Gripe Espanhola recebeu esse nome por ter sido divulgado na Espanha. O vírus chegou ao Brasil através de navios que vinham da Europa, após o fim da Primeira Guerra Mundial. Muitas pessoas ficaram doentes e milhares morreram no Rio de Janeiro. Por conta da pandemia, a construção de Laranjeiras foi paralisada.

O estádio estava sendo construído para receber o Sul-Americano, primeira competição internacional de futebol da história do país, que acabou sendo disputado no ano seguinte.

- Coube ao Fluminense a tarefa de ser a sede do Sul-Americano de Seleções, que estava previsto para iniciar no dia 10 de novembro de 1918. Com um grande esforço do clube, com vários funcionários dedicados, trabalhando incansavelmente, o estádio iria ficar pronto para a data marcada. Mas a Gripe Espanhola fez com que o ritmo da obra se desacelerasse e a competição acabou sendo adiada para maio de 1919 - explicou Dhaniel Cohen.

O Fluminense inaugurou o estádio das Laranjeiras em maio de 1919, após a pandemia de Gripe Espanhola ter sido controlada. Com o palco montado, o Brasil se sagrou campeão do Sul-Americano, conquistando o primeiro título internacional de sua história.

E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance