Por Reinier, Flamengo aciona STJD, que dá prazo para resposta da CBF

Clube da Gávea ingressou com Medida Inominada com pedido de tutela de urgência para poder escalar Reinier nos jogos do Brasileirão durante a Copa do Mundo Sub-17

Reinier Flamengo
Apesar da situação indefinida, Reinier está com o grupo em Fortaleza (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Escrito por

Após manter Reinier no grupo e o atleta não se apresentar à Seleção Brasileira Sub-17, a diretoria do Flamengo ingressou no STJD com Medida Inominada com pedido de tutela de urgência para contar com o meias nas rodadas do Campeonato Brasileiro entre 16 de outubro e 10 de novembro, quando será disputada a Copa do Mundo da categoria - o jovem havia sido convocado pelo técnico Guilherme Della Dea, mas já foi substituído por Pedro Luan, do Grêmio.

O presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho, oficiou a CBF na noite de segunda-feira, dando um prazo de 24h para manifestação da entidade. Ou seja, até esta terça. A ideia do Flamengo é contar com Reinier diante do Fortaleza, nesta quarta, no Castelão. O jogador está no Ceará treinando com o elenco.

Os atletas Daniel Cabral e Reinier foram convocados por Guilherme Della Dea para a disputa do Mundial Sub-17, que será disputado no Brasil entre os dias 26 de outubro e 17 de novembro. O Flamengo foi informado das convocações no dia 20 de setembro, e foi acordado que Reinier se apresentaria na Granja Comary, em Teresópolis, na segunda-feira, mas o clube não o liberou.

Por sua vez, a direção da Gávea enviou um ofício à CBF informando o veto da apresentação de Reinier, ressaltando os desfalques do elenco - Diego, Lincoln, Berrío, Arrascaeta, Rafinha e Filipe Luís estão lesionados, enquanto Bruno Henrique e Everton Ribeiro cumprirão suspensões diante do Fortaleza. O clube também destacou as convocações de Rodrigo Caio e Gabriel Barbosa para a Seleção Brasileira. Os dois perderam os jogos contra Atlético-MG e Athletico e retornaram da Singapura direto para a capital cearense nesta segunda-feira.

Em busca de amparo legal para Reinier atuar no Brasileirão, o Flamengo ingressou com a Medida Inominada com pedido de liminar ressaltando que o mundial Sub-17 não é uma competição “data FIFA” e, portanto não possui obrigatoriedade na liberação do jogador. Por outro lado, Daniel Cabral, Lázaro e Vinícius Marques - convocados posteriormente - foram liberados à Seleção.

Apesar da não obrigatoriedade na liberação o clube alega que o registro de Reinier na “Gestão Web” da CBF não está liberado. Desta forma, o Flamengo solicita através de liminar que o STJD determine a liberação de Reinier no sistema no período da convocação com o objetivo de que o clube não sofra nenhuma infração disciplinar pela escalação durante o período do Mundial.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter