Especialistas do LANCE! mostram o que culminou na saída de Barbieri

Queda de produção, falta de planejamento e até falta de 'timing' são apontadas por especialistas do LANCE! sobre mudança de comando do Flamengo 

Maurício Barbieri (2018) - 39 jogos
(Foto: Delmiro Junior/Photo Premium/Lancepress!)

Escrito por

A opção do Flamengo por não continuar com Maurício Barbieri como técnico foi vista sob vários pontos de vista por especialistas do LANCE!. Desde o desgaste entre a equipe e o treinador até a falta de planejamento da diretoria do Rubro-Negro, editores e blogueiros apontaram os detalhes que culminaram na mudança de comando da equipe.

Editor do LANCE!, Hugo Mirandela atribuiu a queda a um desgaste do Flamengo nos últimos meses:

- O Flamengo começou a cair de produção desde a parada para a Copa do Mundo da Rússia. Além dos resultados ruins, como derrota para o Ceará e Cruzeiro no primeiro jogo das oitavas da Libertadores, ambas no Maracanã lotado, o nível do futebol do time caiu muito. A zaga passou a levar gols que não estava acostumada e o atacante deixou a desejar.

Segundo ele, a mudança de comando pode ser benéfica para o Rubro-Negro:

- Vendo as últimas atuações, parecia que (Maurício) Barbieri já não conseguia mais fazer o time subir de produção. Acredito que a chegada de um novo técnico pode dar um ânimo a mais nesta reta final de Brasileiro na busca pelo título.

O editor Aigor Ojêda também crê que o técnico já chegara ao seu limite de tentativas para fazer o Flamengo evoluir em campo:

- Além do pós-Copa ser marcado pela queda acentuada no rendimento, ficou claro, em especial nos últimos jogos, que o técnico já não conseguia mais extrair coisas positivas no elenco. Ele até sinalizou algumas mudanças, incluindo rodízio de centroavantes, mas não surtiu efeito. O estilo de jogo do Flamengo dava sinais de que estava saturado, sem novidades para surpreender adversários e faltava agressividade para transformar ações em gols.

Contudo, Ojêda crê que a mudança de comando seja um desafio para Dorival Júnior, nome mais cotado para sucedê-lo no cargo:

- A mudança na comissão técnica é uma tentativa de impulsionar o elenco nesta reta final da temporada. Dorival não terá vida fácil, pois tem pouco tempo para conseguir transformações. A aposta está na experiência do técnico e no elenco estrelado que ainda não correspondeu. 
 
O blogueiro Fábio Chiorino diz que a mudança pode trazer benefícios para um Flamengo que mudou de postura nos últimos meses:

- Creio que a decisão de demitir o Maurício Barbieri neste momento é uma decisão correta da diretoria, já que o time parece estagnado dentro de campo e sem poder de reação, o que poderia custar nesta reta final do Brasileirão, inclusive, uma das vagas diretas à Copa Libertadores do ano que vem. 

No entanto, Chiorino faz uma ressalva e direciona críticas à cúpula rubro-negra:

- Barbieri não é o grande vilão e sua saída é apenas uma medida emergencial para evitar um prejuízo ainda maior ao clube. A gestão de Eduardo Bandeira de Mello continua como o grande responsável pela falta de uma mentalidade vencedora do Flamengo nas últimas temporadas.


Segundo o editor e colunista do L!, Felipe David, a demissão de Maurício Barbieri ocorreu com certo atraso. Para ele, o técnico já mostrara sinais de inexperiência:

- Barbieri deveria ter saído após a derrota para o Cruzeiro no Maracanã, pela Libertadores. Ele já havia demonstrado sua incapacidade de comandar o Flamengo ao demorar demasiadamente a mexer no time. E, quando fazia, mexia mal. Ficou refém dos medalhões e, para completar, errou muito diante do Corinthians, ao lançar Diego, que não é mais um garoto, pelo lado esquerdo.

Quanto a Dorival Júnior ser o futuro técnico do Rubro-Negro, o colunista faz ressalvas:

- Dorival vem acumulando uma série de fracassos por onde passa nos últimos anos. O Flamengo precisa de um técnico que fale a língua de um jogador. O maior desafio é devolver a motivação a um grupo com tantos medalhões. Por incrível que pareça, a questão técnica fica relegada a segundo plano. Outro desafio é o lado esquerdo da equipe. 


Para Mario Marra, a precipitação da diretoria foi vista como o motivo para a saída de Maurício Barbieri. O blogueiro não vê motivos para a mudança de treinador:

- O Flamengo, com o trabalho do Barbieri, tem chances reais de título do Brasileiro. Foi com ele que o time chegou até agora com chances. A decisão da direção, na minha opinião, é um ato de desespero visando buscar o título. Barbieri poderia conseguir o título, mas acredito que a direção tenha visto que o processo teria se esgotado com ele é quando se chega ao limite, não há o que fazer.

Marra se mostra confiante quanto à possível chegada de Dorival Júnior:

- Caso Dorival seja mesmo o escolhido, ele indica sequência de ideias e não ruptura para o Flamengo.
 

Já aos olhos do blogueiro Guilherme Abrahão, a opção pela demissão de Maurício Barbieri não foi uma boa alternativa. Embora reconheça o mau momento do Flamengo, ele crê que havia possibilidade de a equipe voltar a evoluir na reta final do Brasileirão:

- Apesar do momento de grande instabilidade do Flamengo, acho que não era a hora de tirar Maurício Barbieri do comando. Ainda faltam doze rodadas pra o fim do Brasileiro e com o Fla só focado nele, poderia existir alguma evolução até o fim. Até porque são só três pontos do líder de diferença. 

Abrahão ainda vê com desconfiança a possibilidade de o Flamengo acertar com Dorival Júnior para a sequência da temporada:

- A escolha de Dorival Júnior pode colocar tudo a perder. Vem de péssimos trabalhos nos últimos anos. A troca pode custar muito caro para o clube. O Brasileiro começa a ficar cada vez mais longe.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter