Flamengo anuncia mudanças na estrutura do futebol de base
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Flamengo anuncia mudanças na estrutura do futebol de base

Phelipe Leal Flamengo
Phelipe Leal está de saída do Sub-17 do Flamengo (Foto: Divulgação/Flamengo)
LANCE! - 04/08/2020 - 18:07
Rio de Janeiro (RJ)
O Flamengo anunciou, nesta terça-feira, mudança de comando nas equipes de base do futebol. O treinador do time Sub-17, Phelipe Leal, e o preparador físico da equipe Sub-20, Arthur Peixoto, vão acompanhar o técnico Guilherme Dalla Déa na implementação do novo projeto do futebol de base do Guangzhou Evergrande, na China. Com a saída de Leal, o futebol de base rubro-negro passa por algumas mudanças na formatação de seus treinadores.

O professor Mário Jorge deixa o comando técnico da equipe Sub-15, e assume a recém-criada categoria Sub-18. Ramon Lima, que treinava o Sub-18, substitui Phelipe Leal no Sub-17. E Lúdyo Santos, que em 2018 chegou ao clube como coordenador Técnico do Sub-20 e teve participação importante nas cinco conquistas da categoria na temporada passada, volta às suas origens e assume o cargo de treinador da equipe Sub-16. Para o lugar de Arthur Peixoto no comando da preparação física da equipe Sub-20, assume Fabiano Médici.

Com isso, a nova estrutura técnica do futebol de base rubro-negro passa a ser:

Sub-20:
Treinador - Maurício Souza
Auxiliar Técnico - Márcio Torres

Sub-18:
Treinador - Mário Jorge

Sub-17:
Treinador - Ramon Lima

Sub-16:
Treinador - Lúdyo Santos

Sub-15:
Treinador – Leonardo Ramos

Sub-14:
Treinador - Leonardo Cherede

Sub-13:
Treinador - Leonam Kasali


E MAIS:
Trajetória vencedora: 

Em dois anos e meio de clube, Phelipe Leal comandou a categoria Sub-17 nas inéditas conquistas do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e do Manchester United Summer Trophy, na Inglaterra, derrotando Porto, Arsenal e Manchester United.

Arthur Peixoto deixa o Flamengo após 13 temporadas, nas quais passou por todas as categorias do futebol de base e obteve inúmeras conquistas, entre elas a Copa São Paulo, o Campeonato Brasileiro e a Supercopa do Brasil, todas pela categoria Sub-20.

Ambos integraram também a comissão técnica campeã mundial Sub-17 com a Seleção Brasileira, em 2019. O Flamengo agradeceu os profissionais pelos serviços prestados ao longo dos últimos anos, e desejou sorte no prosseguimento das carreiras.


Um breve perfil dos profissionais diretamente envolvidos nas trocas:

Mário Jorge (Sub-18):

Mário Jorge, 42 anos, natural do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira no Audax Rio, passou tambem por São Cristóvão e Vasco. Chegou ao Flamengo em 2016 para comandar a categoria Sub-13. Passou pelo Sub-14, Sub-15, Sub-16 e agora assume o comando técnico da recém criada categoria Sub-18. Suas principais conquistas pelo clube são o Bicampeonato Mundial de Dubai e a Verona Cup (Sub-16), a Nike Premier Cup (Sub-15), a Copa Votorantim (considerada o Campeonato Brasileiro Sub-14), e os Estaduais Sub-14 e Sub-15.

Lúdyo Santos (Sub-16)

Com 35 anos e natural de Viçosa (MG), Lúdyo Santos tem longo histórico de treinador, tendo passado por equipes de base e também do futebol profissional. Está no Flamengo desde 2018, ano em que chegou para assumir a função de Coordenador Técnico da categoria Sub-20.

O sucesso foi imediato, e a lista de conquistas nesse período é enorme: Campeonato Brasileiro, Supercopa do Brasil (títulos inéditos na história do Mais Querido), Campeonato Carioca, Torneio Guilherme Embry e o retorno à Taça Libertadores da América da categoria, após 12 anos. Além das conquistas, Lúdyo ajudou a lapidar Garotos do Ninho recém revelados pela base rubro-negra como, por exemplo, Reinier, Yuri César e Lázaro, entre outros. Lúdyo assume, a partir de agora, o comando técnico da categoria Sub-16.

Ramon Lima (Sub-17): 

Aos 32 anos, é natural de Viçosa (MG). Chegou no Flamengo em 2014, após passagem pela Ponte Preta. No Rubro-Negro, passou por todas as categorias do Sub-12 ao Sub-20, como treinador principal ou auxiliar técnico. Recentemente estava à frente da categoria Sub-18. Com histórico de muitas conquistas, as de mais destaque no clube são o Mundial de Dubai (Sub-16), a Puskas Kupa, na Hungria, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil (Sub-17), os Estaduais Sub-15, Sub-17 e Sub-20 e o bicampeonato da Copa Votorantim (Brasileiro Sub-14). Ramon assume o comando técnico da categoria Sub-17, substituindo Phelipe Leal.

Fabiano Médici (preparador físico Sub-20):

Formado em Educação Física, iniciou sua carreira no Flamengo, em 1984, como estagiário das escolinhas de futebol de campo e de futsal. Com passagens, entre vários outros clubes, por Fluminense e Madureira, foi Consultor Técnico da Traffic entre 2010 e 2013 antes de finalmente retornar ao Mais Querido em 2016, como preparador físico do futsal e do futebol de campo do Sub-8 ao Sub-11, além de professor da Captação e da seleção de atletas para as categorias de base do clube no Ninho do Urubu e no CEFAN. Em 2017 e início de 2018, foi preparador físico do Sub-16 e Sub-17 , se tornou Coordenador Técnico das categorias Sub-15 ao Sub-17 em 2018, conquistando, entre muitos outros títulos, o Bicampeonato Mundial Sub-16 em Dubai, e o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil Sub-17. Com a saída de Arthur Peixoto, Fabiano retoma a função de preparador físico principal da categoria Sub-20.

Facebook Lance Twitter Lance