Mineirão recebe a 12ª final desde a sua reabertura, em 2013

Cruzeiro e Corinthians farão, nesta quarta-feira, dia 10 de outubro, a terceira final de Copa do Brasil no estádio após a reinauguração para a Copa do Mundo

Mineirão: Cruzeiro 0 (5) x (3) 0 Flamengo - final da Copa do Brasil
Em 2017, o Gigante da Pampulha viu o Cruzeiro pentacampeão da Copa do Brasil- Lucas Figueiredo/CBF

Escrito por

O  Mineirão, conhecido popularmente como Gigante de Pampulha, se consolida, cada vez mais, como o principal estádio do país quando o assunto é receber finais de campeonato. Com a classificação do Cruzeiro para mais uma final da Copa do Brasil, após o empate em 1 a 1 com o Palmeiras, o estádio receberá a 12ª partida válida por uma final de campeonato desde a reabertura, em 2013. Com relação à Copa do Brasil, será a quarta final em cinco anos, a terceira consecutiva.

A final da Copa do Brasil, entre Cruzeiro e Corinthians , será a segunda disputa de título no estádio em 2018. Em abril, o Cruzeiro ergueu a taça do Campeonato Mineiro ao bater o Atlético na decisão. O sorteio do mando de campo das duas partidas que decidirão o primeiro campeão nacional do ano, envolvendo mineiros e paulistas, será nesta 5ª feira, na sede da Confederação Brasileira de Futebol.

Casa das finais

Em 2013, quatro meses após a primeira partida, o estádio sediou a final do Campeonato Mineiro e, em Julho, a decisão da Copa Libertadores. Na final continental, Atlético e Olímpia proporcionaram uma renda de R$ R$ 14.176.146,00 até hoje a maior arrecadação em partidas de clubes no país.

No ano seguinte, 2014, o Mineirão foi sinônimo de taças. Três competições tiveram o jogo decisivo no estádio. O Campeonato Mineiro, vencido pelo Cruzeiro, e a Recopa e Copa do Brasil, que terminaram com títulos do Atlético, tiveram as voltas olímpicas realizadas no estádio. O Cruzeiro se sagrou campeão brasileiro nesse ano vencendo o Goiás no Mineirão, mas não foi em uma partida final. Em 2015, a primeira final do Campeonato Mineiro, entre Atlético e Caldense, foi no Mineirão.

O América também levantou uma taça na Pampulha. Foi em 2016, quando venceu o Campeonato Mineiro, batendo o Atlético na decisão. Naquele ano, a primeira partida da final da Copa do Brasil, entre Atlético e Grêmio, também foi realizada no estádio. No ano passado, o Mineirão sediou a primeira partida da final do Campeonato Mineiro, o superclássico Cruzeiro e Atlético e, em Setembro, a festa cruzeirense pelo quinto título da Copa do Brasil foi em casa, após vencer o Flamengo na decisão por pênaltis.

AS 11 PARTIDAS FINAIS NO MINEIRÃO – 2013 A 2016

2013
Decisão do Campeonato Mineiro – Cruzeiro x Atlético
Decisão da Copa Libertadores – Atlético x Olímpia

2014
Decisão do Campeonato Mineiro – Cruzeiro x Atlético
Decisão da Recopa Sul-Americana – Atlético x Lanús
Decisão da Copa do Brasil – Cruzeiro x Atlético

2015
Primeira partida da final do Campeonato Mineiro – Atlético x Caldense

2016
Decisão do Campeonato Mineiro – Atlético x América
Primeira partida da final Copa do Brasil – Atlético x Grêmio

2017
Primeira partida da final do Campeonato Mineiro – Cruzeiro x Atlético
Decisão da Copa do Brasil – Cruzeiro x Flamengo

2018
Decisão do Campeonato Mineiro – Cruzeiro x Atlético

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter