É guerra! Declarações, histórico e provocações ditam clima tenso para Corinthians e Grêmio

Possibilidade de vingança corintiana contra os gremistas anima Fiel Torcida. Há 14 anos, o Timão foi rebaixado para a Série B após um empate contra o Tricolor Gaúcho

Grêmio 1 x 1 Corinthians - Campeonato Brasileiro 2007
O empate em 1 a 1 entre Grêmio e Corinthians em 2007 rebaixou o Timão à Série B (Foto: Arquivo)

Escrito por

Corinthians e Grêmio se enfrentam na tarde deste domingo (5), às 16h, na Neo Química Arena, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida tem tônica decisiva para ambas as equipes. Do lado corintiano, uma vitória coloca a equipe de vez na fase de grupos da fase de grupos da Libertadores do ano que vem, enquanto para os gremistas o descenso pode significar no rebaixamento à Série B da próxima temporada. 

Apenas esses fatores já seriam o suficiente para dar ao duelo deste fim de semana cara de decisão. Mas, na verdade, o que tem cercado os dias que antecedem o confronto é um clima de guerra, que se explica pelo histórico recente do clássico interestadual. 

REBAIXAMENTO CORINTIANO

No dia 2 de dezembro de 2007, o Corinthians foi rebaixado pela única vez na história à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O jogo que confirmou a queda foi justamente contra o Grêmio, no estádio Olímpico, em Porto Alegre.

O Timão precisava vencer a partida, mas empatou em 1 a 1, e a vitória do Goiás por 2 a 1 sobre o Internacional, em Goiânia, confirmou o descenso do clube do Parque São Jorge. 

E se a vingança é um prato que se como frio, o torcedor corintiano estaria com a refeição no congelador pela simples oportunidade de dar o troco e rebaixar os gremistas 14 anos depois. 

PROVOCAÇÃO GREMISTA

Mas a rivalidade aumenta quando lembramos que após o apito final em 2007 foram vistos muitos torcedores do Tricolor Gaúcho carregando caixões com o símbolo corintiano e até mesmo uma música foi entoada nas arquibancadas satirizando o rebaixamento do adversário. 

"Hoje é uma noite especial, você não pode perder, Corinthians Série B, Corinthians Série B", cantaram os gremistas ao fim da parida que decretou a queda do Corinthians à Série B de 2008. 

Caixão Corinthians - Torcida Grêmio
Os gremistas tripudiaram sobre o rebaixamento corintiano em 2007 (Foto: Reprodução/Twitter)

Mas como o mundo, como a bola de futebol, é redondo e da voltas, a oportunidade do Timão dessa vez ser o algoz do rebaixamento gremista já alvoroçou a Fiel Torcida Corintiana que fez a sua versão da mesma música que embalou as provocações da galera do Grêmio há 14 anos. 

"O Coringão vai jogar, e a Fiel vai estar lá, você não pode perder, o Grêmio na Série B", foi a música cantada por parte dos torcedores alvinegros já na partida contra o Athletico-PR, no último domingo (28), na Neo Química Arena, onde o clube do Parque São Jorge confirmou a sua presença na Libertadores do ano que vem, ainda que, por enquanto, na fase prévia a competição continental. 

Caixões com o símbolo do Grêmio também são preparados pela torcida corintiana às vésperas do duelo deste fim de semana. 

Caixão Grêmio - Torcida Corinthians
Torcida corintiana prepara caixões e coroas de flores para celebrar rebaixamento do Grêmio (Reprodução/Twitter Marco Bello)

CARTA DA GAVIÕES

Em tom de apoio aos jogadores corintianos pela temporada, a Gaviões da Fiel, principal torcida uniformizada do Timão, publicou um carta aberta aos atletas na última quarta-feira (1º)

Mas no texto o organizada relembra os episódios de 2007 e dá aos atletas ar de obrigação de rebaixar o Tricolor Gaúcho. 

- Essa despedida guarda um desses enredos que alimentam o torcedor. No dia mais triste de nossas vidas, estávamos diante desse mesmo adversário - que participou, se orgulhou e tripudiou de nossa tragédia. Assim é o futebol, mas o mundo gira, não é mesmo? Girou! - destacam os Gaviões.

- É por isso que a gente conta com vocês para lavarem a nossa alma. Para entrarem em campo com o espírito de luta habitual do corinthiano. Não se trata de uma vingança barata, mas queremos nos mostrar que estamos aqui, mais fortes do que nunca, e que esse passado trágico ficou para trás. NINGUÉM ZOMBA DO ALVINEGRO DO PARQUE SÃO JORGE! - acrescenta.

Atletas como o zagueiro Raul Gustavo e os meias Gabriel, que está suspenso no confronto, e Du Queiroz comentaram a publicação reforçando o incentivo da torcida. 

DECLARAÇÕES RECENTES

E se não bastasse tudo o que está em disputa na partida deste domingo (5) e o histórico de rivalidade entre Corinthians e Grêmio, declarações do técnico Vagner Mancini, que hoje defende o Tricolor Gaúcho, mas no primeiro semestre treinou o Timão inflamaram mais o jogo. 

Além da declaração de que a partida será uma guerra, minimizada pelo atacante Róger Guedes em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (3), o comandante gremista afirmou que torcida não entra em campo quando questionado sobre a força da torcida corintiana. 

- Os mais apaixonados óbvio que vão querer retaliações por aquilo que já aconteceu no passado. Temos que pensar de forma diferente, somos profissionais. A gente enxerga um jogo de futebol, 90 minutos, em que aquele que for melhor tem grandes chances de sair vencedor. Vamos até São Paulo enfrentar o Corinthians e a torcida do Corinthians. Mas a torcida do Corinthians não vai jogar - disse Mancini após a vitória do Grêmio por 3 a 0 sobre o São Paulo, em Porto Alegre, na última quinta-feira (2)

A Fiel Torcida promete lotar a Neo Química Arena, com mais de 40 mil torcedores, superando os 43.583 que estiveram no clássico contra o Santos, no último dia 21 de novembro, maior público do estádio desde o retorno do público. 

Em sete jogos desde a volta da nação corintiana à Arena o Corinthians venceu todos os jogos. Foram sete partidas no período e 100% de aproveitamento para o clube do Parque São Jorge. 

Por outro lado, o goleiro reserva do Timão, Carlos Miguel, através das suas redes sociais, deu um ar de provocação aos gremistas publicando um link com a música 'Arerê', da cantora Ivete Sangalo. A canção é utilizada pela torcida dos clubes brasileiros quando um rival está caminhando para o rebaixamento. 

No caso do Grêmio, o refrão tem se transformado em 'Arerê, o Grêmio vai jogar a Sèrie B', no lugar do original 'Arerê, um lobby, um hobby, um love com você'. 

Carlos é cria das categorias de base do Internacional, arquirrival do Grêmio. No segundo semestre deste ano chegou ao Timão, mas ainda não teve chances em campo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter