Defesa do Corinthians foi vazada em 11 das 13 partidas que fez em 2020

Média de 1,07 gols sofridos por jogo é expressiva para o clube do Parque São Jorge, que se acostumou a ter sólidos sistemas defensivos no passado 

Tiago Nunes está em uma situação cada vez mais complicada no Corinthians
O técnico Tiago Nunes está pressionado pelos maus resultados neste início de temporada (Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians)

Escrito por

O Corinthians segue em sua jornada pelo tão sonhado equilíbrio pedido pelo técnico Tiago Nunes. O problema é que a equipe ainda está longe de alcançar as metas estabelecidas pelo treinador. Neste início de temporada, contando as partidas da Florida Cup, o Timão entrou em campo em 13 oportunidades e não sofreu gols em apenas dois jogos. 

Ponto forte do clube do Parque São Jorge com Mano Menezes, Tite e Fábio Carille, a defesa não está dando a resposta esperada neste começo de trabalho de Tiago Nunes. O sistema tem sido montado com Cássio, Fagner, Gil e Pedro Henrique. A lateral-esquerda é uma grande incógnita, já que Lucas Piton, Sidcley e Carlos Augusto brigam por vaga e ainda não convenceram.

TABELA
>Veja como está a classificação do Campeonato Paulista 

Outro ponto determinante para a vulnerabilidade alvinegra é o posicionamento da equipe. No ano passado, o Timão sempre atuava com um volante de proteção na frente dos zagueiros. Agora, no entanto, Tiago Nunes pede que a dupla formada por Camacho e Cantillo (Gabriel e Cantillo, contra o Novorizontino) iniciem as jogadas pelo meio e auxiliem na criação.

Com isso, a equipe fica mais exposta defensivamente e suscetível aos contra-ataques. Em contrapartida, passa a ter mais posse de bola e ocupa o campo adversário com mais jogadores. Como o elenco ainda não está entrosado da forma como a comissão técnica deseja, os erros se tornam corriqueiros. 

Até aqui, o time soma quatro vitórias, quatro empates e cinco derrotas em 2020. Ao todo, balançou as redes adversárias em 16 oportunidades e foi vazado 14 vezes - média de 1,07 gol sofrido por jogo na temporada. As vezes que a defesa corintiana saiu ilesa foram nos clássicos contra o Santos, em Itaquera, e contra o São Paulo, no Morumbi. 

No mais, o Timão sofreu gols de New York City FC, Atlético Nacional, Botafogo-SP, Mirassol, Ponte Preta, Guaraní-PAR, Internacional de Limeira, Água Santa, Santo André e Novorizontino.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter