Papo com Helio Castroneves: Enquanto o Super May não chega

Piloto brasileiro fala sobre sua expectativa para os desafios do mês de maio

Coluna Helio Castroneves
Helio Castroneves não conseguiu realizar novos testes na última sexta-feira (Foto: Joe Skibinski)

Escrito por

Olá, pessoal, tudo bem? Na última sexta-feira, 21, aqui em Indianapolis, seria o segundo dia do Open Test para a Indy 500. Digo seria porque choveu durante o dia e a programação foi toda cancelada. Por causa disso, a preparação resumiu-se a quinta-feira. Apesar de muito vento, a pista seca permitiu que a gente andasse bastante e testasse muita coisa.

Foi uma pena não poder andar nesse segundo dia, pois nossa programação era fazer novos experimentos. De qualquer modo, justamente pela previsão de chuva para hoje, fizemos o máximo previsto ontem, já prevendo essa possibilidade.

Posso dizer a vocês que estamos bem para o mês de maio. Isso significa dizer que temos o caminho e vamos chegar com uma base sólida para começar bem a preparação. No ano passado, sofremos com falta de velocidade o tempo todo e aquele 7º lugar foi extraordinário diante das ferramentas que possuíamos. Agora, posso dizer que já temos uma receita.

+ SAF é aprovada por clube do Nordeste: veja os times brasileiros que podem virar clube-empresa

Começamos com acerto do ano passado, mas o carro estava meio estranho. Engraçado é que algumas partes técnicas – se eu for tentar explicar nem eu entendo direito – não funcionaram muito para a gente. Por causa disso, mudamos bastante ao longo do dia. No final foi melhorando, dando mais confiança.

Nessa pista, você não pode arriscar, ou melhor, tem de arriscar, mas no momento certo. É muito difícil entender o carro quando venta muito, como aconteceu aqui. Numa atividade como essa, você encontra muito tráfego pelo caminho, então, tem de saber a hora de arriscar.

+ Sevilla vai levar a 7ª taça? Veja os clubes com mais títulos da Liga Europa

Foi muito válido porque deu para andar bastante, acabei dando 101 voltas, o que foi muito bom. Vamos ter de analisar todas essas coisas e preparar tudo para colocar em prática. Isso aconteceria na sexta-feira, mas como não deu, a próxima vez de acelerar aqui em Indianapolis será em maio, logo depois da prova no misto, já dentro da programação oficial da Indy 500.

O foco agora é na etapa de Barber, no domingo, 30. Será a primeira corrida do ano em circuito misto permanente e última prova do calendário antes de entrarmos no Super May. Ou seja, temos muito trabalho ainda neste mês de abril e mais ainda quando maio chegar.

É isso aí, pessoal, abraço grande e vamos que vamos!

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter