Papo com Castroneves: Final de semana duplo em Iowa

Piloto brasileiro fala das suas expectativas para as provas que valerão pelas etapas 11 e 12 do NTT IndyCar Series

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Castroneves venceu em Iowa em 2017 e tem um bom palpite de que poderá repetir a dose neste final de semana (Foto: Divulgação)

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Olá, amigos!

Neste final de semana, o fã da Fórmula Indy tem motivos em dobro para ficar ligado nas transmissões da TV Cultura e ESPN/Star+. Isso porque teremos rodada dupla no Iowa Speedway, que é um oval curto, de 1,4 km, localizado na cidade de Newton, no estado norte-americano de Iowa.

As provas valerão pelas etapas 11 e 12 do NTT IndyCar Series. As atividades de pista começaram nesta sexta-feira (21), com um único treino livre de 90 minutos, entre 17h30 e 19h, no horário do Brasil. No sábado, vamos direto para o Qualifying, que tem um formato diferente por força da rodada dupla.

Como toda prova em circuito oval, o Qualifying em Iowa será no formato da Indy 500, ou seja, cada um entra na pista sozinho e suas marcas são registradas em voltas lançadas. A diferença para a prova centenária está no número de voltas, quatro contra apenas duas em Iowa.

A outra grande diferença está no peso de cada volta. Se em Indianapolis a marca de cada piloto é a média das quatro passagens, aqui em Iowa a volta 1 vale para a pole do sábado e a 2 para a do domingo. E por falar em pole, larguei nessa posição em três provas por aqui (2009, 2013 e 2015). Aliás, o recorde é meu nesse quesito desde 2014, com 17s2283.

Naquela época era uma rodada simples e, na média, perdi a pole para o Scott Dixon (larguei em 3º), mas na volta limpa ninguém andou mais rápido dos que eu até hoje. Três anos depois, em 2017, conquistei minha primeira e única vitória até aqui nessa pista.

Como são duas corridas e, como vocês sabem, tudo pode acontecer em provas nos ovais, quem sabe não estarei aqui, na semana que vem, comemorando um bom resultado ou até mesmo uma vitória, né?

Só saberemos no final das provas, mas uma coisa que já sabemos é a nova ausência do meu teammate Simon Pagenaud. Os médicos ainda não liberaram o piloto francês e, por conta disso, a rodada dupla de Iowa terá o piloto Conor Daly no carro #60 da Meyer Shank Racing. Ele já fez um bom trabalho em Mid-Ohio, logo após o acidente do Simon, e deve andar bem.

SEGURANÇA

Falando ainda em acidente, todos se lembram daquele em Indianapolis, quando a roda de um dos carros foi parar no estacionamento e, graças a Deus, o acidente só causou danos materiais. Se a gente for pensar objetivamente, a chance de algo parecido é quase impossível de acontecer, mas quando se trata de segurança, não existe “quase”.

É por isso que, no mesmo dia do acidente, a IndyCar e a Dallara se debruçaram atrás de novas soluções. O resultado desse trabalho está sendo visto pela primeira vez agora em Iowa. A empresa italiana desenvolveu uma porca de retenção do rolamento das rodas, com uso obrigatório já a partir deste final de semana.

Segundos os testes que a Dallara fez, com esse disposto a força de retenção aumenta em 60%, ou seja, forte o suficiente para evitar problemas como aquele. A IndyCar tem uma preocupação enorme com a segurança. E tem de ser mesmo, de outro modo, o acidente do Simon, em Mid-Ohio, teria resultado em uma história muito mais trágica do que ficar de fora de algumas corridas.

É isso aí, amigos, estou confiante demais para essa rodada com duas provas. Na verdade, estou confiante em todas, mas acho que estamos evoluindo e Iowa tem cara de ser o lugar que marcará a nossa virada para uma nova fase muito melhor. Eu até falei em vitória num parágrafo anterior, então, vamos que vamos!

Sempre no horário do Brasil, a corrida de sábado começará às 16:00. A do domingo, um pouquinho mais cedo, às 15:30. Até semana que vem.

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