Visão da 18ª rodada: 'Gigantes tentam enganar as suas torcidas'
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Visão da 18ª rodada: 'Gigantes tentam enganar as suas torcidas'

Montagem - Brasileirão 18º rodada
Time rubro-negro segue envolvente, mas não pode vacilar para o Palmeiras, enquanto o Botafogo merece os parabéns pela vitória deste domingo. Já Fluminense e Cruzeiro estão, sim, com o sinal vermelho ligado e brigando contra o rebaixamento para a Segundona do Brasileirão (Fotos: Alexandre Vidal/Flamengo; Cesar Greco/Palmeiras; Vitor Silva/Botafogo; Lucas Merçon/Fluminense; Vinnicius Silva/Cruzeiro)
Aurino Leite - 09/09/2019 - 08:35
Rio de Janeiro (RJ)
Falta uma rodada para acabar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro e 20 para terminar em geral a competição. Seguindo os matemáticos e até aqueles torcedores mais fanáticos que gostam de ficar com a calculadora na mão, eu aposto – posso até perder – que os sete primeiros colocados atuais não correm risco de rebaixamento.

Se a meta é atingir entre 45 e 47 pontos, Flamengo, Santos, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Internacional e Bahia podem ficar tranquilos. Estes estão na casa dos 30 pontos. Só mesmo muito desastre não os permitiria chegar aos tais pontos citados. Pelo G6, brigam ainda Atlético-MG, Athletico-PR, Botafogo e Grêmio. E só. A não ser que a caixinha de surpresa (ou a tal loteria) do futebol queira abrir no returno.

Depois disso, a briga é mesmo contra o rebaixamento. Por enquanto, dos gigantes do futebol brasileiro, somente o Vasco teve a coragem de admitir – e olha que está fora do Z4 – que o grande objetivo do time nesta edição do Brasileirão é evitar a queda para a Série B. Jogadores e o técnico Vanderlei Luxemburgo não estão enganando os torcedores e pedem apoio total para saírem desta situação. Isso ficou bem claro ao término da 18ª rodada.



O mesmo deviam fazer Cruzeiro e Fluminense, principalmente, o clube carioca, que cisma em discursar que a situação está sob controle. Peraí, né?! É muita hipocrisia. Está, sim, tudo descontrolado. O time não sai da zona há sei lá quantas rodadas e a vitória – mais por fraqueza do Fortaleza e os milagres de Muriel – no último sábado não pode mascarar a atual situação.

O Tricolor das Laranjeiras, sim, briga contra mais uma queda para a Série B. Se conseguir escapar, será um alívio e tanto, quase um "milagre". E, quem sabe, não consegue uma vaga na Copa Sul-Americana de 2020, assim como o Cruzeiro, que levou uma chinelada do Grêmio neste domingo.

Por fim, parabéns aos jogadores do Botafogo. Honraram a camisa e não deixaram a estrela apagar contra o Atlético-MG. Envolvido em uma crise financeira sem precedentes, o time foi para cima do Galo e voltou a vencer no Campeonato Brasileiro (2 a 1).

Não entrei muito na questão da disputa pelo título, porque é chover no molhado. É só olhar a tabela e ver a diferença de pontos do Flamengo, Santos, Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Internacional para os demais adversários – o Bahia entra aí como uma zebra extra. Por hoje, é só, mas que não deixa de ser uma “verdade verdadeira”. Simples asim!

Facebook Lance Twitter Lance