Botafogo teve 33% de aproveitamento contra os cinco últimos rivais no primeiro turno do Brasileiro
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Botafogo teve 33% de aproveitamento contra os cinco últimos rivais no primeiro turno do Brasileiro

Athletico-PR x Botafogo - Alberto Valentim
Alberto Valentim é o treinador do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Sergio Santana - 21/11/2019 - 08:30
Rio de Janeiro (RJ)
A reta final do Campeonato Brasileiro, definitivamente, chegou. Ao Botafogo, o momento é de decisão para escapar da zona de rebaixamento e, por isto, os últimos cinco compromissos pela competição nacional são vistos como decisões pelo elenco e pela comissão técnica. Com 36 pontos conquistados, o Alvinegro está a um ponto do Fluminense, primeiro clube na degola.

A equipe comandada por Alberto Valentim vai encarar diferentes realidades nas últimas cinco rodadas do Campeonato Brasileiro. Entre os compromissos, Corinthians e Internacional, que lutam por uma vaga na Taça Libertadores; e Chapecoense, Atlético-MG e Ceará, que também tentam fugir da parte inferior da tabela. Três das partidas - contra Timão, Colorado e Vozão - serão realizadas no Nilton Santos.

Se puder servir como referência, a mesma sequência que o Glorioso terá agora pelo Brasileirão foi marcada por instabilidade no primeiro turno. Vale ressaltar, contudo, que o contexto era diferente daquilo que é visto atualmente: o treinador era Eduardo Barroca, o Alvinegro estava longe da zona de rebaixamento e ainda tinha objetivos de se colocar entre os seis primeiros colocados na tabela - a distância para o G6 antes do duelo contra o Corinthians, pela 15ª rodada, era de 2 pontos.


E MAIS:
A sequência, porém, não foi positiva. Se o Botafogo cogitava uma vaga entre os seis primeiros colocados no começo dos compromissos, terminou com 27 pontos, a cinco do G6 - desde então, o Alvinegro somou apenas mais 9 pontos. Nos compromissos pela primeira metade do Brasileirão, o Glorioso somou uma vitória, contra o Atlético-MG, dois empates, diante de Chapecoense e Ceará e foi superado por Corinthians e Internacional, o equivalente, ao todo, a 33,3% de aproveitamento.

Se a história do primeiro turno se repetir e o Botafogo somar, novamente, mais cinco pontos nos últimos jogos, o time de Alberto Valentim terminará o Campeonato Brasileiro com 41 pontos, marca abaixo dos 44 pontos, considerada historicamente como "número mágico" para fugir da zona de rebaixamento. Vale ressaltar que, no segundo turno, o Alvinegro terá mais uma partida para fazer em seus domínios.

DESEMPENHO DO BOTAFOGO NOS ÚLTIMOS 5 JOGOS DO PRIMEIRO TURNO:
Corinthians 2 x 0 Botafogo - Arena Itaquera
Botafogo 0 x 0 Chapecoense - Estádio Nilton Santos
Internacional 3 x 2 Botafogo - Estádio Beira-Rio
Botafogo 2 x 1 Atlético-MG - Estádio Nilton Santos
Ceará 0 x 0 Botafogo - Arena Castelão

REALIDADE DO SEGUNDO TURNO:
Botafogo x Corinthians (8º) - Nilton Santos - 24 de novembro
Chapecoense (19º) x Botafogo - Arena Condá - 27 de novembro
Botafogo x Internacional (7º) - Nilton Santos - 30 de novembro
Atlético-MG (13º) x Botafogo - Mineirão - 4 de dezembro
Botafogo x Ceará (15º) - Nilton Santos - 8 de dezembro

Facebook Lance Twitter Lance