Quanta diferença! Cruzeiro e Botafogo se enfrentam pela primeira vez na Série A após quatro anos

Luta na Série B, migração para SAF... Muitas mudanças marcam as equipes!

image_placeholder-1-aspect-ratio-512-320
Fred, Alex Santana e Carli na disputa pelo alto no Mineirão: Cruzeiro e Botafogo medem forças na Série A (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Escrito por

Neste domingo (6), o Botafogo reencontra o Cruzeiro em uma partida da Série A depois de quatro anos. Neste hiato, as duas equipes se tornaram SAFs e passam por reformulações sensíveis.

Enquanto o atual Alvinegro lidera a atual competição, a Raposa ainda tenta se aprumar. Mas o cenário das duas equipes é bem diferente do que a partida disputada no Mineirão.

Dos dois lados, havia jogadores renomados. A Raposa apresentava o goleiro Fábio, o zagueiro Dedé, o lateral Egídio, o meia Thiago Neves e tinha à sua disposição nomes como os atacantes Fred e Sassá.

Na meta, estava o único representante daquele elenco que segue no Glorioso: o goleiro Gatito Fernández. Também foram a campo o zagueiro Joel Carli, que encerrou sua carreira recentemente, os laterais Marcinho e Gilson, o volante Gustavo Bochecha e atacantes como Diego Souza e Erik.

As duas equipes passaram muito longe de encantar. A Raposa, comandada por Mano Menezes, teve certo domínio e criou mais chances, mas era pouco incisiva. O Glorioso, comandado por Eduardo Barroca, tinha atuação muito confusa, girando demais a bola.

Na reta final, a equipe alvinegra cresceu de rendimento em investidas de Alex Santana e se lançou à frente após a entrada de Rodrigo Pimpão. No entanto, os botafoguenses não conseguiram sair do empate em 0 a 0.

Naquele momento, o Botafogo estava na sexta colocação, enquanto o Cruzeiro se afastava da zona de rebaixamento. No entanto, as duas equipes passariam o Brasileirão na luta contra o Z4, e a Raposa amargaria o rebaixamento.

Neste período, as equipes passaram por situações desafiadoras. Em 2020, os botafoguenses amargaram o rebaixamento na Série A. Do lado cruzeirense, houve tristeza pois a equipe passaria mais um ano na Série B.

No ano seguinte, o Botafogo passaria por uma longa saga até arrancar rumo ao retorno com a conquista da Série B do Brasileiro. No ano seguinte, o clube se tornou SAF. O Cruzeiro também se tornou SAF na mesma época. E, em 2022, voltou à elite com o posto de campeão da Série B.

Passados quatro anos, Cruzeiro e Botafogo tentam confirmar aos seus respectivos torcedores o quanto ainda podem crescer a longo prazo e, além disso, comprovar quem está em alto nível no duelo das SAFs.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter