Professor transforma o Botafogo em tema de prova de matemática
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Professor transforma o Botafogo em tema de prova de matemática

  •  Prova Botafogo
    A prova de matemática Reprodução
  •  Prova Botafogo
    A prova de matemática Reprodução
  •  Prova Botafogo
    A prova de matemática Reprodução
  •  Prova Botafogo
    A prova de matemática Reprodução
  •  Prova Botafogo
    A prova de matemática Reprodução
  •  Estátua do Nilton Santos no Nilton Santos
    O ídolo que dá nome ao estádio botafoguense foi citado Divulgação
  •  Prova Botafogo - Pagina inteira 2
    Prova Botafogo - Pagina inteira 2 Reprodução
Felippe Rocha - 03/12/2018 - 08:30
Rio de Janeiro (RJ)
Imagine você: o aluno chega para fazer a prova de matemática e, em vez de somente números, observa o Botafogo, seus símbolos e sua história como pano de fundo das questões. Aconteceu no último sábado, no campus Paracambi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Na pequena cidade (50 mil habitantes) de Paracambi, na Região do Vale do Café, o professor Wesley Machado promoveu o clube de coração na atividade temática destinada à segunda série do Ensino Médio.

- A ideia era fazer uma prova temática porque eles (alunos) sentem muito a pressão das provas. A temática deixa as coisas mais leves, fluindo melhor. E não tinha opção melhor do que homenagear o Glorioso. A reação dos alunos foi melhor do que eu esperava. Os botafoguense se amarraram, os que torcem para outros times comentaram em tom de brincadeira, mas ficaram descontraídos. O feedback foi positivo - comemorou o professor ao LANCE!.

E MAIS:
Na prova, era preciso formar diferentes anagramas com a palavra "Botafogo"; determinar a quantidade de formas de a Estrela Solitária ser desenhada; são lembrados os títulos de Nilton Santos pelo clube, o número de jogadores convocados para a Seleção Brasileira... e até a goleada sobre o Flamengo por 6 a 0, em 1972, foi exaltada. Tudo que divertiu a turma, mas com conteúdos importantes para a formação e para o vestibular.

- A análise combinatória é o estudo das possibilidades de formação de conjuntos finitos. Técnicas para contar o número de elementos sem ser um por um. Nesse assunto, a matemática permite qualquer contextualização. A matéria do jornal sobre a goleada não diz a ordem dos gols, então a gente pergunta quantas ordens possíveis - explicou.

Wesley também deixou registrada na prova uma foto com Jefferson, ídolo recém-aposentado dos gramados, tirada em 2010. E não chega a ser uma "loucura" pelo clube que torce, mas o professor pretende repetir a dose assim que possível.

- Fiz essa vez para ver o resultado, e realmente foi muito bom. Sempre que o conteúdo permitir eu vou fazer a prova temática. Pode ser sobre futebol, redes sociais. séries, cultura pop. Qualquer assunto relacionado à realidade dos alunos - completou.

Os estudantes que se preparem.

Facebook Lance Twitter Lance