Botafogo pode alcançar retrospecto inédito na década que o livraria do rebaixamento
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Botafogo pode alcançar retrospecto inédito na década que o livraria do rebaixamento

Botafogo - Elenco Posado
Botafogo no Nilton Santos (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Sergio Santana - 22/11/2019 - 08:00
Rio de Janeiro (RJ)
O Nilton Santos se tornou um lugar seguro para o Botafogo nesse Campeonato Brasileiro, principalmente no segundo turno. Abraçado pela torcida nos últimos jogos, o estádio foi o local em que o Alvinegro conquistou todos os seus pontos na metade final da competição. Se o desempenho é preocupante e o temor pela zona de rebaixamento nesta reta final é grande, a casa é um alento para o clube de General Severiano.

O desempenho do Botafogo em seus domínios será colocado à prova nessa reta final de temporada. Na década, o Glorioso só venceu as últimas quatro partidas que fez como mandante no Campeonato Brasileiro uma vez, no ano passado- se isto acontecer em 2019, a equipe comandada por Alberto Valentim, que ainda terá três jogos para realizar diante da torcida, chegaria aos 45 pontos, número suficiente para se livrar do fantasma da segunda divisão.

> CONFIRA A TABELA DO CAMPEONATO BRASILEIRO


Em 2018, o Botafogo de Zé Ricardo engatou quatro vitórias seguidas em casa na reta final do Campeonato Brasileiro, contra Corinthians, justamente o próximo rival na atual temporada - no ano passado, a partida diante do Timão iniciou a reação contra a degola -, Flamengo, Internacional e Paraná.

As atuações foram fundamentais para o time escapar do rebaixamento. Um ano depois, a história pode se repetir e as partidas em casa deverão ser, mais uma vez, fundamentais na briga contra as últimas quatro posições na tabela da competição. Vale ressaltar que o Botafogo já venceu o Avaí por 2 a 0, pela 32ª rodada.

E MAIS:
O melhor desempenho do Botafogo nas últimas quatro partidas em casa no período - com exceção, é claro, de 2018 -, ocorreu em 2013, ano que a equipe, à época comandada por Oswaldo de Oliveira, garantiu vaga na Taça Libertadores do ano seguinte. Aquele time, liderado por Clarence Seedorf, teve três vitórias e um empate, representando a única temporada que o Alvinegro realizou tal sequência de maneira invicta. 

A missão em 2019, portanto, não promete ser fácil: para superar a marca e repetir a melhor sequência nos últimos quatro jogos como mandante no Campeonato Brasileiro de forma consecutiva, a equipe de Alberto Valentim terá que vencer os jogos contra Corinthians, no próximo domingo, Internacional, no dia 30 de novembro, e Ceará, em 8 de dezembro, pela última rodada.

Se o Botafogo tem a segunda pior campanha do segundo turno, o único fator positivo de um cenário que parece aterrorizante é que todos os pontos conquistados pela equipe no período foram dentro de casa. O Estádio Nilton Santos representa uma das principais armas do Glorioso para conquistar resultados positivos nesta reta final de temporada.

Athletico-PR x Botafogo - Alberto Valentim
Alberto Valentim é o treinador do Botafogo (Vitor Silva/Botafogo)
ÚLTIMOS COMPROMISSOS DO BOTAFOGO COMO MANDANTE NA DÉCADA:

2018
Botafogo 1 x 0 Corinthians
Botafogo 2 x 1 Flamengo
Botafogo 1 x 0 Internacional
Botafogo 2 x 1 Paraná

2017
Botafogo 1 x 2 Fluminense
Botafogo 0 x 1 Atlético-PR
Botafogo 1 x 2 Atlético-GO
Botafogo 2 x 2 Cruzeiro

2016
Botafogo 3 x 2 Atlético-MG
Botafogo 0 x 0 Coritiba
Botafogo 0 x 2 Chapecoense
Botafogo 1 x 1 Ponte Preta

2015
Botafogo 2 x 1 Flamengo
Botafogo 0 x 2 Atlético-PR
Botafogo 0 x 1 Figueirense
Botafogo 0 x 0 Atlético-MG

2013
Botafogo 1 x 0 Atlético-MG
Botafogo 0 x 0 Portuguesa
Botafogo 4 x 0 Atlético-PR
Botafogo 3 x 0 Criciúma

2012
​Botafogo 3 x 2 Vasco
Botafogo 4 x 0 Atlético-GO
Botafogo 3 x 0 Portuguesa
Botafogo 2 x 3 Atlético-MG

2011
Botafogo 1 x 0 Cruzeiro
Botafogo 0 x 1 Figueirense
Botafogo 1 x 2 Internacional
Botafogo 1 x 1 Fluminense

Facebook Lance Twitter Lance