Em boa fase, Gabriel elogia Eduardo Barroca: ‘É o futebol corajoso’

Zagueiro afirma que treinador é um dos principais fatores pelo bom momento do Botafogo e elogia dupla formada com Joel Carli e o sistema defensivo em si no Alvinegro

Botafogo x Madureira Gabriel
Gabriel se destaca no Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Escrito por

Se o Botafogo convive com um bom momento no Campeonato Brasileiro, com a quarta colocação após oito rodadas, um dos motivos para isto é a defesa, que levou apenas sete gols neste período. Nesta terça-feira, Gabriel, zagueiro do Alvinegro, falou, em entrevista coletiva realizada no Estádio Nilton Santos, da parceria com Joel Carli como dupla titular do miolo de zaga.

- É muito fácil e, ao mesmo tempo, difícil falar do Carli. Ele é um cara sensacional, um líder, um espelho para nós, que somos um pouco mais jovens. O que ele ajuda os companheiros é sensacional. O Carli tem qualidade, é um sonho jogar ao lado dele. O Botafogo tem vários zagueiros de qualidade, está muito bem servido. O momento é bom, estamos vivendo um bom momento porque é fruto de muito trabalho e evolução com o Barroca - afirmou.

O zagueiro salientou a importância de Eduardo Barroca neste início positivo no clube de General Severiano. Gabriel afirmou que o estilo de jogo colocado pelo treinador é importante muito por conta da coragem e do trabalho coletivo.

- É um treinador jovem, mas com umas ideias de jogo fantásticas. O Botafogo fica muito tempo com a posse der bola, é agressivo. É o futebol corajoso, para não ter medo de errar. Se sairmos com uma saída de bola, todos nós fechamos a linha de defesa para evitar o gol - analisou.

O Botafogo fecha a participação no Campeonato Brasileiro antes da parada da Copa América na próxima quarta-feira, contra o Grêmio, no Nilton Santos. O adversário é especial para Gabriel: em 2017, na decisão da Copa do Brasil, ainda quando atuava pelo Atlético-MG, o zagueiro marcou um dos gols no jogo realizado em Minas Gerais.

- É sempre bom fazer gol, rever uma equipe gigantesca como Grêmio. Creio que vai ser um jogo difícil, mas o importante é a vitória. O futebol é coletivo, o importante é a vitória, e não quem faz o gol... Quero poder contribuir do melhor jeito, não importa como, seja com gol, assistência ou com uma boa atuação - declarou.

Com 15 pontos conquistados em oito rodadas disputadas, o Botafogo pode fechar a primeira parte do Campeonato Brasileiro na zona de classificação para a Taça Libertadores. A evolução do Alvinegro se faz presente jogo após jogo, e Gabriel, um dos jogadores de destaque do time na temporada, elegeu os melhores momentos da equipe no ano.

- A gente vive cada jogo um momento. Creio que o nosso melhor momento é sempre o próximo jogo. Nosso momento na Sul-Americana, todos nós sabemos da importância da competição, foi mágico. Desde que o Barroca chegou também nós gostamos muito. Não que o Zé Ricardo merecesse ter sido mandado embora, mas é legal ver um treinador tão jovem comandando um clube como o Botafogo. Vivemos um momento de lua de mel, mas que é só o início, não podemos ficar acomodados, precisamos ficar focados para fazer um grande campeonato - completou.

Veja outras falas de Gabriel:

Estádio cheio​
- A gente fica muito feliz. Quando você joga com o torcedor cheio o clima é outro. O Botafogo dentro da sua cada é ainda mais forte com a sua torcida, vamos fazer de tudo para que todos voltem com uma imensa alegria para casa (contra o Grêmio).

Destaque da defesa
- Esse bom momento defensivo eu não credito apenas ao sistema defensivo, não só é eu, Carli, Gatito ou Cavalieri, o Botafogo é coletivo por isso. Você pode observar quanto o Diego Souza, Luiz, Alex, Erik se desgastam para marcar, tudo isso contribui para que o sistema defensivo seja sólido. Quando você evita tomar um gol, a sua chance de vencer é ainda maior. Barroca nos cobrou muita intensidade na marcação.

Objetivo no Brasileirão
- O Barroca chegou com a meta de, a curto prazo, ser o melhor possível, acho que nós conseguimos dar essa resposta para ele. Vamos continuar evoluindo, acho que o recesso vai ser muito bom e vamos voltar ainda mais forte.

Jogador com mais passes no Brasileirão
- Primeiramente, é o trabalho do Barroca. Eu já disse que, quando você tem a linha de passe, fica mais fácil de acertar, porque existem muitas opções. Fico feliz por ser um jogador que acerta muito passe, mas tenho que agradecer ao Barroca e também aos companheiros, que sempre me ajudam quando eu estou pressionado.

Participação em todos os jogos do Brasileirão
- Isso é muito importante para o jogador, o que mais o jogador gosta de fazer é  estar dentro do campo. Ficamos felizes com isso, mas tem uma parte que passa despercebida por isso, a parte da fisiologia, que recupera os jogadores muito rápido. Faço trabalho específico com fisioterapeutas, preparadores físicos, isso também conta, a fisiologia do Botafogo é muito boa e estamos colhendo o fruto disso.

Momento no Atlético-MG e volta por cima
- O futebol é assim. Existem momentos bons, outros que as coisas não acontecem da melhor maneira, mas você tem que confiar em você. Tive um momento que as coisas não estavam dando certo, mas eu consegui passar por cima disso. Tive essa oportunidade maravilhosa em um dos maiores clubes do Brasil, estou vivendo um momento maravilhoso.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter