Em áudio, Montenegro detona elenco do Botafogo e Valentim: ‘O ideal seria começar do zero em 2020’

Ex-presidente e figura influente nos bastidores do clube teve conversa vazada  após partida contra o Goiás, em que faz críticas a jogadores como Rodrigo Pimpão e Gatito Fernández

Carlos Augusto Montenegro - Botafogo
Carlos Augusto Montenegro teve áudios vazados (Foto: Reprodução)

Escrito por

A vitória por 3 a 1 sobre o Goiás, na última quarta-feira, pela 24ª rodada do Brasileirão, deveria trazer tranquilidade ao Botafogo, mas áudios vazados do ex-presidente do clube Carlos Augusto Montenegro voltaram a tumultuar o ambiente no Glorioso. Nas conversas, o ex-dirigente faz duras críticas ao elenco alvinegro e ao provável novo treinador Alberto Valentim, além de projetar o ano de 2020. 

Um dos responsáveis por "salvar" o Glorioso em diversos momentos de aperto financeiro, Montenegro não integra formalmente a diretoria, mas tem trânsito livre no clube e se mantém com figura influente. Para ele, o ideal seria que  o clube reformulasse todo o plantel, "começando do zero", no próximo ano.  Nem mesmo o goleiro e ídolo Gatito Fernández foi poupado. 

– Eu em 2020 não gostaria de ninguém desse plantel. Ninguém. Como titular, ninguém, nem técnico e nem nada. Inclusive o Gatito, que tem falhado um jogo atrás do outro. O ideal seria começar do zero. Do técnico ao ponta-esquerda - disse Montenegro.

Sobre o técnico Alberto Valentim, praticamente acertado com o Alvinegro para ocupar o cargo deixado por Eduardo Barroca, Montenegro revelou querer trazer outro nome para estar à frente do futebol na próxima temporada. O dirigente estaria, inclusive, disposta a pagar a multa rescisória para se livrar do treinador. 

– Não se preocupem com o ano de 2020. O Valentim está vindo para a gente tentar terminar esse ano, para existir 2020. Se tiver 2020 e o projeto der resultado, eu não gostaria que ele continuasse. Mas é muito fácil. Quem está aportando vai aportar uma grana para investir no futebol. Um dos investimentos vai ser chamar o Valentim e dizer: "Toma aqui R$ 200 mil, R$ 300 mil, muito obrigado e tchau". E contratar um técnico de ponta. Se bobear, até de fora do Brasil – disse. 

Críticas a Pimpão

O atacante Rodrigo Pimpão foi outro alvo da sinceridade do ex-presidente. Montenegro criticou a qualidade do futebol do atacante, titular contra o Goiás na última quarta-feira. 

– A gente vai acabar bem nesse campeonato. O time está com garra, com vontade, jogou muito bem. Partidaça do João Paulo, partidaça do Bochecha. Todo mundo se convenceu de que o Pimpão é ruim mesmo, mas deixa ele ali ruim. Se Deus quiser, com o Alex voltando, ele não vai jogar mais – disse, referindo-se às atuações dos jogadores contra o Esmeraldino.

TABELA

Confira aqui a classificação do Campeonato Brasileiro

Confira outros trechos dos áudios vazados:

Sobre o time escalado por Bruno Lazaroni contra o Goiás

– Ele [Lazaroni] deixou bem claro que o time é esse que vai entrar, obviamente, com Carli voltando, Marcinho voltando. O lugar do Pimpão, na verdade, é do Alex Santana, que talvez comece a jogar no fim de semana. Mas ele falou, "dentro do que a gente tem, eu acho que é o melhor. Gatito, Marcinho, Carli, Gabriel, Gilson ou Lucas Barros, Cícero, Bochecha, João Paulo e Alex Santana; Luiz Fernando e Diego Souza. Ele acha que é o melhor. Não sei se o Valentim vai achar que é o melhor. Não sei se o Enderson Moreira acharia que é o melhor. Mas o que vale para mim mesmo, o que me motiva e são meus ídolos, meus heróis, é o que pensam o André e o Borges. Esses é que tem que escalar, esses é que entendem de esquema. Esses são o futuro do Botafogo. Aguardo a manifestação dos dois. 

Valentim em 2020:

– Vocês ficam muito preocupados com contrato até 2020. Até parece que a gente honrou algum contrato. Todos os técnicos foram embora na hora que se quis ou que se achasse necessário que fossem embora. Acho até maldade ficar falando que estava pensando num 2020 melhor e ter que ficar com esse cara o ano todo.

Vitória sobre o Goiás:

– Time jogou muito bem, o Goiás é perigoso, esse Michael é o capeta, mas sempre tinham dois ou três em cima. Tudo que eu pedi aos jogadores, que era final de campeonato e que pensassem na família. Mas teve um pulo do gato nisso. Pedi por eles e pelo Botafogo, mas principalmente que fizessem uma homenagem ao Barroca. Hoje não tem negócio de falar de pouca finalização, não teve jogada pela ponta, isso ou aquilo. Hoje o pessoal, dentro das limitações, jogou com a cara do Botafogo. Com muita garra.

Homenagem a Barroca como motivação:

– Ele fez uma campanha que nos deixou com 27 pontos, mas que, pelos resultados ruins, tinha que sair. Mas ele merecia essa vitória e que eles homenageassem o Barroca. Esse foi meu pulo do gato de hoje. Não se falou em grana, não se falou em nada. Falou-se em Botafogo. O Botafogo não pode perder para o Goiás. Nem que seja por meio a zero. Acabou. Temos que ganhar, e eles ouviram. Acho que tive uma participaçãozinha pequena. Na hora que falei que era uma homenagem ao Barroca, todo mundo deu uma arrepiada. E valeu. Todos gostaram do que o Barroca fez, todos gostaram do Bruno Lazaroni hoje e todos gostaram da vinda do Valentim. Vamos em frente, o que eu quero é Libertadores

Conversa com Lazaroni sobre Pimpão e Valencia: 

– Ô Bruno [Lazaroni], me explica uma coisa, o que você acha do Pimpão? Ele falou: "Fraquíssimo, é um jogador que não deveria estar no Botafogo. Por exemplo, vem mal nos últimos 70 jogos, entrou no último jogo e não fez nada". Eu falei, "Por que que ele é escalado?" Por que que joga ele e não joga o Valencia?".Ele falou: "Porque os jogadores não gostam do Valencia, Pimpão é ruim, mas vai para um lado e para o outro, corre, perde a bola, tenta ajudar, mas é ruim. O Léo Valencia não joga e ainda coloca a culpa nos outros. Quando as coisas não dão certo, bota a culpa nos outros. É uma pessoa não confiável para os jogadores. Está no banco, vai entrar, mas, da mesma forma que o Pimpão é fraco, o Léo Valencia não é bem aceito pelos outros. 

Marcos Vinícius:

– Perguntei: "E o Marcos Vinícius?". Ele disse: "O Marcos Vinícius é bem aceito pelos outros, mas tem problema físico grande". Eu falei "Tudo bem, mas a gente acaba jogando com menos um". Pelo menos hoje nesse campo de lama, água, de sei lá o quê... Dentro do que você conversou com os jogadores pedindo uma raça acima do normal, acho que o Pimpão está mais encaixado nisso do que Léo Valencia e Marcos Vinicius. Ele disse: "Tudo bem, vamos ao jogo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter