Por 'Caso Rony', Athletico é proibido pela Fifa de registrar novos jogadores
menu button lance
lancelogo lancelogo lance

Por 'Caso Rony', Athletico é proibido pela Fifa de registrar novos jogadores

Rony
Rony foi contratado pelo Furacão em 2018 (Foto: Divulgação/Athletico Paranaense)
Futebol Latino - 13/07/2020 - 13:43
Curitiba (PR)
Se em 2018 o Athletico-PR conseguiu liberação junto a FIFA para anunciar a chegada do atacante Rony, dois anos depois o clube foi punido pela entidade máxima do futebol mundial com a proibição de registrar novos jogadores por duas janelas de transferências. 

A punição, que foi oficializada pela Fifa em comunicado onde detalha a duração e caráter de impossibilidade de inscrições para torneios nacionais e internacionais, cabe recurso junto a Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Além do clube paranaense, o atleta que se transferiu neste ano para o Palmeiras também foi punido com suspensão por quatro meses. Rony ainda recebeu multa de 1.129.499 dólares (equivalente a R$ 6.040.560,65, na cotação atual), com juros de 5% de março até o pagamento. O jogador também vai poder recorrer.



Na oportunidade em que acertou sua chegada ao Rubro-Negro da Baixada, Rony teve de esperar dois meses para efetivamente ser anunciado porque, na época, o seu antigo clube (Albirex Niigata-JAP) entendia que o atacante estava desrespeitando um vínculo prévio de três anos. Chegando, inclusive, a atrasar o envio de documentação que, inicialmente, o confirmaria como reforço do Botafogo.

Porém, diferente da equipe do Rio de Janeiro, o Athletico insistiu na aquisição e conseguiu uma liberação da FIFA para inscrever o atleta no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF na ausência do Certificado de Transferência Internacional (TIC) que deveria ser enviado pelos japoneses.

Ao portal 'Globo Esporte', o advogado que representa o Albirex na causa detalhou o caráter da decisão da Fifa e algumas dúvidas que pairam sobre o tema:

- São duas janelas de transferências, o que resulta em um ano. Tem a janela agora de julho e a de janeiro. Não vai poder contratar jogadores nem no Brasil e nem fora. Aqui no Brasil você pode registrar jogador até setembro, mas no mundo inteiro só pode registrar nesses períodos. É um questionamento para a CBF, se o Athletico registrar vamos questionar até porque isso foi avisado.

Em seus canais oficiais, o Furacão não se pronunciou sobre o tema até a publicação desse conteúdo.

E MAIS:
Facebook Lance Twitter Lance