Embalado e cheio de moral, Atlético-MG se torna principal adversário do Palmeiras pelo Brasileirão

Início ruim fez equipe de Felipão se tornar 'carta fora do baralho' durante a competição

ARTE_GALO - Atlético-MG Brasileirão
Na reta final do Brasileirão, Atlético-MG se colocou como principal adversário do Palmeiras na disputa do título (Arte: Pedro Leal / Lance!)

Escrito por

Faltando duas rodadas para o fim do Brasileirão, o Atlético-MG se coloca como o principal adversário do Palmeiras na luta pelo título. Não apenas pela distância entre as equipes na tabela, de apenas três pontos, mas principalmente pela questão anímica.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

As vitórias por 3 a 0 sobre Flamengo e Grêmio, nas duas últimas rodadas da competição, são a cereja do bolo em uma sequência invicta de oito jogos (a maior do campeonato atualmente). Sob o comando de Felipão, o Galo perdeu apenas três jogos em todo o segundo turno do campeonato.

Em comparação com os outros candidatos ao título, o Atlético também é o clube que vem em melhor momento: o Botafogo, líder por mais de 30 rodadas, segue "derretendo" e sofrendo empates no final dos jogos; no Flamengo, Arrascaeta já jogou a toalha e não acredita mais em título do Flamengo; Grêmio e Bragantino vêm de duas derrotas seguidas.

A condição atual do Atlético na disputa do Brasileirão não surpreende pela qualidade do elenco ou do seu comandante, mas pelo início ruim diante da equipe, sobretudo nos primeiros jogos de Felipão. O técnico demorou nove partidas para conhecer sua primeira vitória no campeonato. O aproveitamento ruim fez com que o Galo se aproximasse da zona do rebaixamento em certa altura da competição.

Por esses motivos, Felipão evita falar em título. Na coletiva após a vitória por 3 a 0 sobre o Flamengo, o técnico chegou a afirmar que a equipe pode ser "castigada" pelo mau início e, por isso, o foco deve estar em terminar a competição no G4, para garantir vaga direta à Libertadores do próximo ano.

- Tomara que a gente faça a nossa parte. A outra parte não é nossa e não podemos prever nada. Estamos classificados entre os seis primeiros e brigando por uma posição entre os quatro. Temos que fazer o nosso trabalho. Lá atrás, não fizemos por merecer, quem sabe a gente não receba o castigo agora.

Nas duas rodadas restantes, o Atlético enfrenta São Paulo (em casa) e Bahia (fora). O Palmeiras, por outro lado, recebe o Fluminense, campeão da Libertadores e em preparação para o Mundial de Clubes, e visita o Cruzeiro, grande rival do Galo, que luta contra o rebaixamento e está invicto sob o comando de Paulo Autuori (duas vitórias e um empate).

Para conquistar o título, o Galo depende de, pelo menos, uma derrota do Palmeiras diante do Fluminense. Estes resultados levariam a disputa pela taça para a última rodada da competição. Neste cenário, o Atlético precisaria vencer sua partida e torcer para que a Raposa roubasse pontos do Verdão.

Paulinho e Edenilson - Flamengo x Atlético-MG
Paulinho e Edenilson marcaram os dois primeiros gols do Atlético-MG no jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão (Foto: Pedro Souza / Atlético)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter