Brasil leva a virada da China na Copa do Mundo feminina de vôlei

Seleção Brasileira abriu 2 a 1 sobre as campeãs olímpicas, mas acabou perdendo

Bia em ação contra a China
Bia em ação contra a China (FIVB Divulgação)

Escrito por

O Brasil sofreu sua terceira derrota na Copa do Mundo feminina de vôlei para a China, atual campeã olímpica e algoz a eliminação nas quartas de final nos Jogos do Rio-2016, por 3 sets a 2 - parciais de 25-23, 23-25, 22-25, 25-19 e 15-9 -, na madrugada deste domingo, na cidade de Sapporo, no Japão, pela sexta rodada da competição.

Apesar da derrota, foi a melhor atuação da equipe verde-amarela na Copa do Mundo - principalmente nos três primeiros sets - imprimindo pela primeira vez um bom volume de jogo, com boa variação no ataque e bom passe. O saque ainda não consegue colocar pressão no adversário e o bloqueio segue mal. Neste domingo, foi o grande diferencial da partida. As chinesas marcaram 17 pontos no fundamento, contra apenas 7 das brasileiras.

A ponteira chinesa Ting Zhu, MVP da última Olimpíada e do último Mundial de Clubes, foi a maior pontuadora do jogo, com 26 pontos, ao lado da companheira de time, a central Yuan, marcou 7 pontos de bloqueio. Pelo Brasil, os destaques foram Gabi, com 20 pontos e Mara, com 17.  A central fez uma partida memorável. Lorenne pontuou 16 vezes, Drussyla, 12, Bia, 8, Macris, 7 e Sheilla, 3.

Com o resultado, o time do técnico José Roberto Guimarães vê o pódio da Copa do Mundo cada vez mais distante. Nesta segunda-feira, o Brasil enfrenta a República Dominicana, à meia noite e meia (horário de Brasília), contra quem decidiu o Pré-Olímpico em agosto, na cidade de Uberlândia, e conquistou a vaga para os Jogos de Tóquio-2020.

A China segue na liderança da Copa do Mundo, com 17 pontos - mas pode perder o posto para os EUA, que enfrentam o Japão ainda neste domingo, no encerramento da rodada -, com seis vitórias em seis jogos. Até então, as asiáticas não havia perdido nenhum set na competição.

O Brasil ocupa a sexta posição, com 9 pontos (3 vitórias e 3 derrotas). Além da derrota para a China, a Seleção caiu para Estados Unidos e Holanda por 3 a 0. Os triunfos brasileiros foram sobre Sérvia (3 a 2), Argentina (3 a 0) e Quênia (3 a 0).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter