Brasil estreia no Sul-Americano de vôlei para manter hegemonia

Seleção Brasileira masculina soma 31 títulos em 32 edições do campeonato

Treino do Brasil no Chile
Renan durante treino no Chile (CBV Divulgação)

Escrito por

O Brasil estreia nesta terça-feira no Campeonato Sul-Americano masculino de vôlei para manter uma hegemonia histórica.

Essa é a 33ª edição do torneio e o Brasil tem 31 títulos – a equipe verde e amarela não disputou a competição em 1964 – ou seja, conquistando, assim, todas as edições que jogou.

O técnico Renan Dal Zotto tem um grupo bastante jovem, com média de idade de 24 anos, para encarar o desafio de buscar mais um título no Chile. O primeiro duelo será contra o Equador em partida que será disputada às 21h, no Ginásio Olímpico da Universidade de La Frontera, na cidade de Temuco. A competição terá transmissão ao vivo na página www.voleysur.org.

Há dois anos a Seleção Brasileira foi campeã sul-americana no mesmo local – jogando a fase de classificação em Temuco e a fase final em Santiago, como vai ser agora em 2019 também – e apenas três jogadores que estavam naquele grupo retornam ao Chile desta vez. O ponteiro Douglas, o central Isac e o líbero Thales estão com o jovem grupo comandado por Renan neste Sul-Americano.

- Alguns atletas ficaram treinando em Saquarema e viemos com um grupo mais jovem, dando oportunidade a atletas que estão aparecendo muito bem. Temos um time forte e vamos com tudo para este Sul-Americano. Hoje já treinamos, fizemos um bom trabalho, apesar do intenso frio que estamos enfrentando em Temuco, e amanhã já estreamos no campeonato - disse Renan.

Capitão da Seleção Brasileira, o ponteiro Douglas está entusiasmado para iniciar logo a competição.

- Estamos bem motivados para buscar mais um título sul-americano. Sabemos da tradição do Brasil nesta competição e nosso objetivo é manter a hegemonia. Estamos com um grupo mais jovem e extremamente determinado a fazer um bom trabalho aqui no Chile - afirmou.

Estão com a Seleção na disputa do Sul-Americano os levantadores Fernando Cachopa e Carísio; os opostos Alan e Felipe Roque; os centrais Flávio, Isac, Matheus e Cledenilson; os ponteiros Leal, Douglas, Hugo e Victor Cardoso, e os líberos Thales e Maique. Seguem treinando no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), o levantador Bruninho, os centrais Lucão e Maurício Souza, e os ponteiros Maurício Borges e Lucarelli.

O Brasil está no Grupo A, ao lado de Argentina, Colômbia e Equador. Na Chave B estão Chile, Venezuela, Peru e Bolívia. Depois do Sul-Americano, a equipe verde e amarela ainda terá a Copa do Mundo como último compromisso da temporada 2019. A competição será de 30 de setembro a 15 de outubro, no Japão.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter