Bárbara Seixas/Fê Berti vence final brasileira e conquista ouro nos EUA

Dupla bate Maria Elisa/Carol por 2 a 1 em Huntington Beach e chega ao segundo título nesta edição do Circuito Mundial. No masculino, Evandro e André ficam com a prata

Pódio brasileiro na etapa dos EUA do Circuito Mundial (Foto: Divulgação)
Pódio brasileiro na etapa dos EUA do Circuito Mundial (Foto: Divulgação)

Escrito por

Em evolução constante, Bárbara Seixas e Fernanda Berti asseguraram na noite de domingo o título da etapa de Huntington Beach (EUA) do Circuito Mundial de vôlei de praia, que vale Quatro Estrelas. Elas bateram as compatriotas e atuais campeãs brasileiras Maria Elisa e Carol Solberg por 2 set a 1, com parciais de 16-21, 21-15 e 15-9.

Foi o segundo ouro da dupla na temporada. Antes, em fevereiro, elas também chegaram ao lugar mais alto do pódio no Major de Fort Lauderdale (EUA).

– Nós decidimos entrar e nos divertir em quadra e focar em cada coisa que precisávamos fazer, sem dar muita importância aos erros. E esta postura fez a diferença. As duas equipes se conhecem muito, temos bastante informação umas das outras, e isto sempre dificulta as partidas. Nós temos sempre que nos adaptar porque a diferença está no detalhe, no vento, na areia. Optamos por jogar com bolas mais rápidas. Estamos muito felizes, mas isso é apenas o começo. Estamos nos esforçando para melhorar. A Fernanda jogou muito bem hoje, foi fundamental no segundo set e no tie-break – disse Bárbara Seixas.

Para chegar à decisão, Barbara e Fernanda derrotaram, na semifinal a dupla canadense formada por Sarah Pavan e Melissa Humana-Paredes, também no tie-break (21-16, 12-21 e 15-12). Maria Elisa e Carol passaram pelas alemãs Chantal Labourer e Julia Sude por 2 sets a 1 (21-15, 21-23 e 15-12). A dupla da Alemanha acabou ficando com o bronze.

As campeãs levaram um prêmio de 20 mil dólares (R$ 70 mil), e somam 800 pontos, enquanto as vice-campeãs embolsaram 16 mil dólares (R$ 56 mil), e garantiram 720 pontos no ranking.

Outras duas duplas femininas do Brasil estiveram na disputa em Huntington Beach. Ágatha/Duda que ficou em nono, e Taiana/Carol Horta, que terminou na décima sétima posição.

Prata no torneio masculino

No masculino, depois de chegarem invictos na decisão, os atuais campeões brasileiros e mundiais André e Evandro não resistiram aos holandeses Alexander Brouwer e Robert Meeuwsen. A dupla da Holanda, que foi medalha de bronze na Rio-2016, venceu a final por 2 sets a 0 (21-16 e 21-15).

Guto e Vítor Felipe ficaram em quinto; Pedro Solberg/George e Saymon/Álvaro Filho alcançaram o nono; Ricardo e Oscar conseguiram o décimo terceiro lugar; Alison e Bruno Schmidt terminaram em décimo sétimo; e Luciano/Vinícius, com a eliminação ainda no torneio classificatório, ficou em quadragésimo nono.

Na Turquia, brasileiras ficam em quarto

A cidade turca de Mersin recebeu nos últimos dias uma etapa Três Estrelas do Circuito Mundial. No domingo, Josi e Lili entraram em quadra duas vezes, mas acabaram superadas em ambos confrontos e ficaram com o quarto lugar e o prêmio de quatro mil dólares (14 mil reais) e 420 pontos no ranking.

Nas semifinais elas enfrentaram Keizer/Meppelink (HOL). Vitória holandesa por 2 sets a 0 (21-16 e 23-21). Na briga pelo bronze, mais uma partida equilibrada, desta vez contra Strbova/Dubovcova, da Eslováquia. Novamente as brasileiras foram superadas em dois sets (23-21 e 21-17).

Além de Josi e Lili, duas outras duplas representaram as cores do Brasil na Turquia. Elize Maia/Maria Clara ficou em décimo sétimo, e Juliana/Andressa, em trigésimo terceiro.

Com os resultados deste domingo o Brasil soma sete medalhas no Circuito Mundial 2018: duas de ouro, quatro pratas e um bronze.

Após as etapas dos EUA e da Turquia, o próximo evento do tour com times do país será na Suíça, em torneio três estrelas na cidade de Lucerna, de 9 a 13 de maio.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter