Bahia tenta vôos mais altos no Brasileirão após bom início de ano

Campeão do Baiano em 2018 em cima do Vitória, o Tricolor busca manter o bom início de temporada. Elenco com boas peças de reposição pode ser trunfo para um ano de glória

Tiago - Bahia
(Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

Escrito por

Sob o comando de Guto Ferreira, o Bahia começou a temporada de 2018 de forma positiva. O Esquadrão de Aço foi campeão do Campeonato Baiano de maneira sólida, tendo vencido nove dos 13 jogos pelo Estadual, contando as partidas finais contra o rival Vitória, que foi vice-campeão.

O jornalista Herbem Gramacho, do "Correio da Bahia", analisou, a pedido do LANCE!, as perspectivas do Bahia para o Brasileirão.

"O Bahia tem uma solidez defensiva muito boa, perdeu apenas quatro jogos esse ano, e todos por 1 a 0. Guto Ferreira tem um elenco equilibrado nas mãos, pra quase todos os titulares, ele tem um reserva do mesmo nível. O ataque está eficiente com Edigar Junio, mas não tem uma opção muito boa para substitui-lo. Brumado é promessa mas ainda é muito jovem e Kayke está em má fase. Não é um time brilhante, mas tem bons jogadores como Douglas e Vinícius, que fazem bom início de temporada, e num campeonato longo, onde você depende de peças pra reposição, acho que o Bahia pode fazer uma boa campanha, talvez igual a do ano passado, quando terminou em 12º, mas podendo também alcançar algo mais. O Bahia larga com confiança para o Brasileirão, pela conquista do Baiano sobre o Vitória", avaliou.

O Tricolor Baiano também segue firme na Copa do Nordeste, onde venceu quatro dos seis jogos disputados e agora está na quartas de final da competição, na qual enfrenta o Botafogo-PB. Pela Copa Sul-Americana, entretanto, a equipe estreou com derrota para o Blooming, da Bolívia, por 1 a 0 na última quarta-feira.

Já pela Copa do Brasil, o Bahia ainda não estreou. O clube entra direto nas oitavas com as equipes que disputam a Libertadores de 2018, e o Campeão da Copa Verde de 2017 (Luverdense). A vaga foi conquistada por causa da conquista da Copa do Nordeste de 2017.

O que fez em 2018
Aproveitamento: 70% (13V, 3E e 4D)
Campeonato Baiano: Campeão
Copa do Nordeste: Está nas quartas de final
Copa do Brasil: Entra nas oitavas de final

Time base


O time de Guto já disputou 20 partidas em 2018 e venceu 13 delas, sendo derrotado em apenas quatro, com um aproveitamento total de 70%. O Esquadrão já marcou 38 gols na atual temporada, oito deles marcados por Vinícius, e sofreu apenas 13, tendo saldo positivo de 25 gols. A equipe estreia no Brasileirão no próximo domingo, às 16h contra o Internacional, no Beira-Rio.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter