Laterais frágeis e mudança pós Copa América: os gols sofridos pelo Vasco

LANCE! mostra todos os gols que o Cruz-Maltino teve contra após a chegada do técnico Vanderlei Luxemburgo ao comando do time

O Palmeiras pode perder a liderança do Campeonato Brasileiro neste domingo. O empate diante do Vasco neste sábado, no Allianz Parque, teve poucos pontos positivos. Sobrou para o elenco, que ouviu vaias da torcida após o apito final. Confira, na sequência, as notas do LANCE! (Por Gabriel Rodrigues - gabrielrodrigues@lancenet.com.br).
No último jogo, o Palmeiras abriu o placar contra o Vasco (Foto: EDUARDO CARMIM/PHOTO PREMIUM)

Escrito por

Antes de Vanderlei Luxemburgo chegar, o Vasco havia sofrido 31 gols em 28 jogos disputados. Depois do veterano assumir o comando, foram oito em oito partidas, reduzindo a média anterior. Um dos setores mais irregulares do time ao longo do ano, a defesa foi onde o treinador teve mais trabalho de organização inicialmente. Curiosamente, antes da parada da Copa América, os gols saíam pelo lado direito da defesa vascaína. Na volta do Brasileirão após o torneio, o problema passou a ser o lado esquerdo. 

O Cruz-Maltino só sofreu mais de um gol com Luxa contra o Grêmio, na volta do Brasileirão. Entretanto, o duelo com o Ceará foi o único que o goleiro saiu sem ter as redes balançadas. A redução da média de gols da equipe também tem relação com o estilo adotado pelo treinador. Depois de dois jogos seguidos perdendo com gols no final, Luxemburgo cobrou mais "malandragem" dos jogadores.

- Com a vantagem no placar, a gente deveria tocar mais a bola, rodar ela entre os laterais e o zagueiro, até no goleiro. Fazer o adversário correr e o tempo passar. Isso pertence ao futebol. Isso é malandragem. Tem que furar a bola. 44, não tem mais jogo, fura a bola - disse Luxemburgo após o empate com o Fortaleza.

O que se vê atualmente é essa característica crescendo. O zagueiro Henríquez, que ganhou a condição de titular com o treinador, admitiu a importância do modelo de jogo.

- Essa fase do Vanderlei aqui no Vasco é uma das coisas que ele tenta implantar é a atitude que o jogador de futebol tem que ter. Fomos cobrados nos primeiros jogos com ele por sofrer gols nos últimos minutos e não ter essa malandragem que ele fala. As vezes tem que ter inteligência, fazer uma falta. Ele tenta passar isso para nós. O Brasileiro é muito difícil, são fatores fundamentais para não perder pontos - comentou após o jogo-treino da última quinta-feira.

Relembre todos os gols sofridos:

Vasco 1x1 Avaí


Aos 49 minutos do segundo tempo, Daniel Amorim marcou de cabeça após cruzamento da esquerda.

Fortaleza 1x1 Vasco

Aos 43 minutos do segundo tempo, após jogada armada pelo lado esquerdo, Romarinho recebeu livre na entrada da área e chutou para empatar a partida.

Botafogo 1x0 Vasco

Aos 12 minutos do segundo tempo, Diego Souza aproveitou um cruzamento da esquerda, dominou e marcou.

Vasco 2x1 Internacional

Aos 11 minutos do segundo tempo, novamente em jogada pela esquerda, a bola desviou na área e sobrou para Emerson Santos marcar.

Grêmio 2x1 Vasco

Aos 15 minutos do segundo tempo, em jogada pelo lado direito, Pepê recebeu de Luan na área e marcou. A marcação não conseguiu acompanhar.

Aos 40 minutos do segundo tempo, Léo Moura cruzou da direita e Pepê marcou o gol da vitória gremista de cabeça.

Vasco 2x1 Fluminense

Aos 46 minutos do primeiro tempo, em jogada que começou pela direita, Henríquez falha na marcação, Gilberto rouba a bola e Pedro recebe no meio para marcar com chute de fora da área.

Palmeiras 1x1 Vasco

Aos 14 minutos do primeiro tempo, após cobrança de lateral na área vinda do lado direito, Fernando Miguel afastou, Arthur Cabral chutou e a bola bateu no braço de Leandro Castan. Scarpa, de pênalti, marcou.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter