De 2018 para 2019: Vasco luta contra o Z4 sob alerta, mas em melhor fase

Situação da equipe cruz-maltina indica leve melhora de um campeonato para o outro. A diferença, mesmo pequena, pode representar mais tranquilidade na reta final do Brasileiro

Chapecoense x Vasco - Comemoração
(Foto: Matheus Sebenello/MyPhoto Press)

Escrito por

São 20 jogos. Um turno mais um jogo. A disputa do Vasco segue, como os próprios jogadores e técnico dizem, contra o rebaixamento. Mas o cenário visto na tabela e o ambiente do clube é bem mais favorável do que no ano passado. Em 2018, a permanência foi sacramentada somente na última rodada, quando o Cruz-Maltino empatou com o Ceará na última rodada. A perspectiva, desta vez, é de maior tranquilidade.

TABELA
> Confira a classificação e o simulador do Brasileiro clicando aqui


Às vésperas da 21ª rodada, no campeonato passado, o Vasco estava na 14ª posição, uma abaixo da atual, mas com dois pontos a menos que os atuais 24. Parece pouco, mas o Fluminense, na mesma competição, terminou com 45 pontos, dois a mais que o time de São Januário. Como resultado, conseguiu uma vaga na Copa Sul-Americana, diferentemente do Gigante da Colina, que ficou somente uma posição acima da zona de rebaixamento.

- O que não queremos é deixar de novo para a última rodada. Foi muito tenso. Não queremos passar por isso novamente. Jogos em que desperdiçamos pontos contra adversários diretos estão fazendo a diferença. Se fizermos um segundo turno como fizemos jogos desde a chegada do Vanderlei, com certeza vamos sair desta confusão com tranquilidade - projeta Yago Pikachu, que complementa:

- Falamos que a prioridade é, sim, não cair, mas sabemos que podemos um pouquinho mais. Com esses pontos que desperdiçamos, estaríamos numa condição melhor na tabela. Estamos trabalhando para não desperdiçar pontos, principalmente em casa. A experiência do ano passado mostra que mudou muita cosia. Foram três ou quatro treinadores durante o ano (em 2018 foram três, mais o interino Valdir Bigode). Até encaixar a filosofia leva tempo. Acredito que este ano não haverá mais mudança - entende o lateral-direito.

Outro que vê um ambiente melhor é Leandro Castan. O zagueiro sabe que o desafio imediato é contra o Z4, mas quer olhar para a parte de cima da tabela o mais rapidamente possível.

- Quando eu vim, sabia que era um clube que estava em reconstrução, mas achei que seria mais rápido. Esse clima mais leve para fugir do rebaixamento é bom, mas eu quero brigar por Libertadores, títulos. Por onde passei foi assim - lembra o capitão.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter