#Vasco120anos: o esporte olímpico, em constante renovação, é imortal

Aniversariante do dia, o Vasco vai muito além do futebol. No basquete, remo, natação e nos esportes paralímpicos, a cruz de malta é bem representada por garotos sonhadores

Vasco em renovação constante: no remo, a formação de atletas se traduz em títulos
Rafael Ribeiro/Vasco

Escrito por

Quem pensa em Vasco da Gama, logo lembra de gols marcantes no gramado de São Januário. Mas o clube é muito mais que isso. Basta ver o nome: Club de Regatas, esporte que motivou sua fundação há exatos 120 anos. No aniversário histórico, o LANCE! mostra ao torcedor que as modalidades olímpicas da Colina estão em constante renovação e, como diz o hino, são imortais.

Atualmente, são mais de 250 atletas além do futebol no Vasco. Distribuídos entre basquete, natação, atletismo e remo, que segue vivo e buscando títulos. E o clube também faz um belo trabalho nos esportes olímpicos - são mais de 100, entre as piscinas, quadras de vôlei sentado e gramados do futebol de sete. Confira os destaques:

REMO
A modalidade mais antigo do clube, acreditem, vive constante renovação. Atualmente são cerca de 60 atletas na equipe e mais 20 na pré-equipe - uma espécie de divisão de base com garotos vindos de escolas públicas. O Vasco não só ensina e dá oportunidade através do esporte, como também forma remadores de alto nível.   

- A captação de atletas se dá nas escolas e comunidades próximas à Sede Náutica. O Vasco aposta na geração de base para colher frutos a médio e longo prazo. O investimento na base traz resultados, como o título da última Regata do Futuro, que já forneceu novos atletas para equipe principal no Estadual. E como diz o nosso hino: 'No remo, és imortal' - afirma Horacio Gilberto Cortinhas Neto, Vice-Presidente de Desportos Náuticos, ao LANCE!.

Regata Vasco
Vasco venceu a 4ª Etapa Estadual de Remo na semana passada (Rafael Ribeiro/ VASCO)

BASQUETE
O novo projeto do Vasco nas quadras promete vir forte. Neste mês, o clube anunciou o elenco cheio de novidades. Uma das grandes sensações do Vasco para temporada fica na beira das quadras: Alberto Bial, treinador cruzmaltino, que está de volta a São Januário após 20 anos. Como comandante, conquistou o Carioca em 1997 (sobre o rival Flamengo) e o histórico troféu do Sul-Americano, em 1998 - tornando o Vasco o primeiro clube brasileiro a vencer o torneio continental. E a base também é valorizada para os próximos anos.

- Vasco tem que olhar com muito carinho para a base. Não adianta fazer time adulto e não se preocupar com os jovens. Esse time tem que dar resultado. tem que ser o time da virada, do amor! Queremos um Vasco forte em todos os sentidos - afirma Bial.

Atualmente, o clube conta com 75 atletas federados nas quadras. E mais 18 garotos na Escola Vasco da Gama. Os treinos são realizados diariamente na Colina.

Elenco de basquete do Vasco para 2018/2019
O novo elenco do Vasco foi apresentado neste mês (Rafael Ribeiro/VASCO)

NATAÇÃO
O parque aquático da Colina, recém-reformado, também é uma alternativa para manter vivo os esportes olímpicos do clube. Mas, além disso, tem uma função social e de integração do torcedor com São Januário. Na última semana, a plataforma de Saltos Ornamentais foi reinaugurada e comemorada pelo Vasco.

- É o resgate do esporte aquático. Quando o pai incentiva a criança a praticar um esporte aquático, ele não espera um campeão olímpico, busca saúde, socialização, ela começa nadando. Depois amadurece e pode optar por ser um campeão de natação, um atleta de salto ornamental, polo aquático, nado sincronizado... o resgate que essa nova equipe está buscando no Vasco é esse. É a totalidade dos esportes aquáticos - disse Marcos Neves, diretor do Vasco da Gama e da Federação Aquática do Rio de Janeiro.

Vasco Esportes Aquáticos
Atletas da Seleção Brasileira fizeram, na semana passada, os saltos de estreia da nova plataforma de São Januário (Rafael Ribeiro/ VASCO)

PARALÍMPICOS
Se a história do Vasco é de inclusão social no século passado, a ideia permanece a mesma. Nos esportes paralímpicos, o Vasco abre as portas para pessoas com deficiência, na intenção de dar uma melhor condição de vida, abrir portas, e formar novos atletas ao clube. A natação, o futebol de sete para paralisados cerebrais e o vôlei sentado para os especiais sem mobilidade na perna são modalidades valorizadas na Colina. 

Se a Geração 2000 do clube fez sucesso nos gramados, com o atacante Paulinho, também chama atenção nas piscinas. O garoto Glauber Quintela é um exemplo disso. O promissor atleta tem Síndrome de Down e sai de Araruama para nadar em São Januário, sempre feliz da vida.

- Faço natação desde pequeno e estou muito feliz por ter a chance de treinar aqui. Eu sempre fui vascaíno e falava para a minha mãe que o meu sonho era fazer o que amo em São Januário. Tenho muitos amigos e todos eles me ajudam nos treinos. Gosto de brincar com a professora Lívia, que me trouxe e ensina muita coisa - afirmou Glauber Quintela, que nada os quatro estilos da natação: crawl, costas, borboleta e peito.

Glauber Quintela - Vasco
Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

São 120 anos de histórias de conquistas e inclusão através dos esportes. Feliz aniversário a todos os vascaínos neste 21 de agosto de 2018!

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter