Tsitsipas garante vaga no ATP Finals após derrotar Djokovic em Xangai

Será a primeira vez do grego no torneio que reúne os oito melhores do ano em Londres. Classificação foi obtida após ele avançar para a semifinal do Masters 1000 de Xangai (China)

Stefanos Tsitsipas desaba ao vencer Roberto Bautista no Australian Open
Grego Stefanos Tsitsipas vai disputar o ATP Finals pela primeira vez na carreira  (Divulgação/Tennis Australia)

Escrito por

O grego Stefanos Tsitsipas, sétimo do mundo, se tornou, nesta sexta-feira, o sexto tenista classificado para a disputa do Nitto ATP Finals, evento que reúne os oito melhores tenistas do ano e que é disputado em Londres, na Inglaterra. O evento ocorrerá entre 10 e 17 de novembro na arena O2 . Os outros tenistas já classificados são Rafael Nadal, Novak Djokovic, Roger Federer, Daniil Medvedev e Dominic Thiem.

A vaga veio após sua vitória sobre o número 1 do mundo, Novak Djokovic, por 3/6, 7/5 e 6/3, em duelo das quartas de final do Masters 1000 de Xangai, Agora, pelas semifinais, o grego vai enfrentar o russo Daniil Medvedev no torneio que está sendo disputado na China.

A classificação para o Finals é mais um estágio atingido na carreira do tenista grego e significa uma espécie de rito de passagem. Tsitsipas foi campeão, em 2018, do Next Gen Finals, torneio realizado em Milão e disputado no mesmo formato do Finals, mas que reúne os oito melhores tenistas jovens do circuito.

Na decisão do Next Gen Finals, Tsitsipas, de 20 anos, bateu o australiano Alex de Minaur 11 meses atrás, na Itália. Desde então o grego conquistou dois torneios de ATP (Provence e Estorial) e teve retrospecto positivo de 45 vitórias e 21 derrotas em 66 partidas.  

- É incrível, sensacional. É algo que estava na minha lista de desejos desde o começo do ano. Estou muito feliz de assegurar vaga no ATP Finals. Certamente é um evento com ótima atmosfera, um grande show e uma celebração especial para todos os participantes - disse Tsitsipas, que é o primeiro grego a entrar no top 5 do tênis mundial, posição que ocupou em agosto. 

Além dos dois títulos, o grego protagonizou outras façanhas na temporada. No Masters 1000 de Madri, bateu Rafael Nadal para chegar à final, na qual perdeu para Djokovic. No Aberto da Austrália, derrotou Roger Federer e se tornou o tenista mais jovem a chegar a uma semi de Grand Slam desde Djokovic no Aberto dos Estados Unidos em 2007 (aos 20 anos).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter