Título em Roterdã vai garantir Federer como Nº 1 até meados de março

Suíço luta por retorno ao número 1 e pode ficar por muito tempo, apesar dos muitos pontos a defender

Roger Federer - hexa na Austrália
Foto: Divulgação Australian Open

Escrito por

A iniciativa de pedir um convite para disputar o ATP 500 de Roterdã, na Holanda, tem ligação direta com a grande possibilidade de Roger Federer voltar ao número 1 do mundo pela primeira vez desde 2012 e bater mais um recorde, o mais velho na liderança.

Federer, que aos 36 anos tenta passar Andre Agassi que foi líder aos 33 anos, quatro meses e nove dias, precisa apenas de uma semifinal, ou seja, três vitórias. Se vencer o torneio ele irá aos 10105 pontos contra 9760 de Rafael Nadal. E vai lhe garantir como número pelo menos até o fim do Masters 1000 de Indian Wells, nos EUA, em meados de março. Roger defende 45 de Dubai e cairia para 10060 enquanto que Nadal defende 300 do vice em Acapulco e só poderia atingir os 9960 caso seja campeão no evento mexicano que começa na última semana de fevereiro e termina em 4 de março.

Nadal já ocupa o topo há 168 semanas, 27 consecutivas desde o fim de agosto. A terceira colocação segue para o croata Marin Cilic seguido agora pelo alemão Alexander Zverev que passou Grigor Dimitrov. O búlgaro defendia título em Sofia, na Bulgária, mas não jogou o torneio.

Stan Wawrinka subiu e passou Novak Djokovic indo ao 13º lugar. Campeões na semana, o bósnio Mirza Basic saltou 52 posições ao 77º lugar. Ele ganhou o torneio búlgaro. Roberto Baena, campeão em Quito, subiu 31 e é o 76º.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter