Palco de 1º título de Wild, 34º Bahia Juniors Cup terá baiano como favorito

Top 65 do mundo, Natan Rodrigues lidera a lista do torneio em Salvador

Natan Rodrigues
Juarez Mathias

Escrito por

Grande surpresa na última temporada ao fazer semifinal na categoria mundial em um de seus primeiros torneios com apenas 15 anos de idade, Natan Rodrigues chegará para a 34ª edição do Bahia Juniors Cup mais maduro e também como principal favorito da competição realizada no Clube Bahiano de Tênis, no bairro da Graça, em Salvador (BA).

O evento será realizado entre os dias 29 de setembro e 6 de outubro com pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis e segue como maior torneio do Brasil no segundo semestre entre os juvenis e maior do Nordeste na temporada. Serão dez dias repletos de tênis com a realização antes do Bahia Pro Cup, evento profissional com premiação de R$ 10 mil e pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis. começando no dia 27 até o dia 30 deste mês.

Natan Rodrigues, duas vezes campeão do Bahia Juniors Cup nas categorias 12 e 14 anos em 2014 e 2015, ainda engatinhava no ranking nesta época na temporada passada e na época conseguiu seu maior resultado derrotando dois cabeças de chave. Era apenas seu terceiro torneio na categoria mundial até 18 anos. Para esta edição ele chega com mais experiência mesmo que com apenas 16 anos de idade. Já soma títulos em Cali, na Colômbia, e Londrina (PR), e a posição de 61º do mundo como quinto melhor brasileiro no ranking mundial.

Ele vem com tudo para buscar o título em Salvador (BA): "Minhas expectativas são muito boas. Espero sair com esse título até porque sou o principal favorito, mas só esse status não basta, tenho que entrar em quadra e demonstrar o porque de estar em esse ranking. Pelo que eu vi até agora, o torneio está bastante duro, com muito bons jogadores na concorrência. Enfim, não terá jogo fácil, tem q entrar na quadra e fazer por merecer", disse Natan que afirma gostar da pressão por chegar como principal favorito: "Eu gosto disso. Acho que vai ser bem divertido as circunstâncias que irei enfrentar... por exemplo, a torcida, imagino que estará lotado, estar jogando em casa, entre outros fatores que aparecem pelo caminho. Claro que irei em sentir uma pressão, mas com certeza não irá me atrapalhar".

Natan tem sua chegada prevista em Salvador na segunda-feira, dia 1º, e a estreia na terça-feira, dia 2. Ele mais uma vez defende o Brasil no Mundial de 16 anos na Hungria, evento que termina no domingo, dia 30. A competição é a Copa Davis juvenil.

O Bahia Juniors Cup é um seleiro de craques do tênis brasileiro. Além de ter revelado Gustavo Kuerten campeão nos 16 anos na década de 90 batendo o baiano Duda Catharino Gordilho, a competição foi palco em 2016 do primeiro título a nível mundial para o paranaense Thiago Wild que derrotou o jogador que hoje é número dois do mundo, o argentino Sebastian Baez. O garoto que hoje tem 18 anos se sagrou campeão do US Open há pouco mais de uma semana se tornando o primeiro brasileiro campeão do Slam no júnior e apenas segundo brasileiro a levantar um Major no juvenil. O torneio baiano é especial na carreira do tenista que a partir de agora se dedicará integralmente ao profissional.

"O Bahia Juniors Cup tem um peso enorme na minha formação, foi meu grande primeiro título nível ITF em uma grande final contra meu amigo e rival Sebastian Baez que hoje é 2 do mundo na categoria, as recordações são muito felizes. Foi sem dúvida crucial para alavancar minha carreira juvenil e tem papel importante na minha carreira", disse Wild.

"Ficamos felizes com essa conquista do Wild que ganhou grandes proporções aqui no Brasil e lá fora, é muito difícil ganhar um Grand Slam seja no juvenil, seja no profissional, pouquíssimos o fizeram e isso indica que o menino tem enorme potencial para ser um grande profissonal. Ficamos ainda mais contentes que aqui nosso torneio foi o primeiro grande passo em todo esse processo, a conquista aqui deu a Wild a vaga tão sonhada no top 100 juvenil e ele só foi subindo", disse Duda Catharino, hoje o diretor do evento e presidente da Federação Bahiana de Tênis: "São 34 anos de história e não foi só Guga e agora Wild que brilharam aqui. Fernando Meligeni, André Sá, Teliana Pereira, Marcelo Melo, Jaime Oncins, Flávio Saretta entre outros passaram por essas quadras. Temos orgulho em fazer parte do desenvolvimento do nosso tênis".

O Bahia Juniors Cup tem o recorde de 307 atletas, um aumento de quase 50% em relação à última temporada. São jogadores de 15 países - Brasil, Rússia, Colômbia, Peru, Argentina, Paraguai, Holanda, Polônia, Estados Unidos, Finlândia, Chile, Grã-Bretanha, Canadá, Índia e Bolívia.

"São cerca de 50% a mais de atletas, chaves repletas nos 14 e 16 anos masculino e feminino, 15 países no total uma grande diversidade por praticamente todos os continentes. Estamos muito felizes com a consolidação e internacionalização da competição demonstrando a força que o Bahia Juniors Cup tem não só aqui para o Brasil, mas mundo afora", destacou Gian Biglia, presidente do Clube Bahiano de Tênis.

O Bahia Cup é a novidade no calendário e dá oportunidade não só aos jovens que disputarão a categoria principal do Bahia Juniors Cup, mas também aos tenistas de alto rendimento do Brasil e do Nordeste lutarem pela premiação total de R$ 10 mil e também pontos no ranking nacional. O Bahia Cup terá a chave principal disputada entre os dias 27 e 30.

"O Bahia Cup é uma grande oportunidade tanto para nossos jovens talentos que tradicionalmente vêm disputar o Bahia Junios Cup, um dos mais tradicionais eventos do país e seleiro de grandes nomes do futuro, bem como jogadores de alto rendimento da região e do Brasil. Teremos 10 dias da festa do tênis no Bahiano de Tênis", finalizou Duda Catharino Gordilho.



Últimos Campeões na categoria mundial do Bahia Juniors Cup:

2017 - João Lucas Reis (BRA) / Nathália Gasparin (BRA)

2016 - Thiago Wild (BRA) / Thaísa Pedretti (BRA)

2015 - Gabriel Decamps (BRA) / Thaísa Pedretti (BRA)

2014 - Igor Marcondes (BRA) / Maria Silva (BRA)

2013 - Silas Cerqueira (BRA) (último baiano campeão) / Thaísa Pedretti (BRA)

2012 - Marcelo Tebet (BRA) / Ivone Alvaro (POR)

2011 - Victor Gonzaga (BRA) / Giovanna Baccarini (BRA)

2010 - Vicente Bronstein (CHI) / Carla Forte (BRA)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter