Dois franceses são detidos por manipulação de resultados

Os atletas fazem parte de uma rede internacional de esquemas corruptos 

Manipulações de resultados no tênis
Divulgação

Escrito por

Continuam os desenrolares das investigações de manipulações no esporte. Na última terça-feira, dois atletas franceses foram detidos, acusados de participarem de uma rede internacional. A casa caiu para Jules Okala e Mick Lescure.

Diretor-geral de tênis na França, Jean-François Vilotte disse, em entrevista ao grupo de rádio francês "France Info", que essa rede, provavelmente, é originária da Bélgica e que não tem ligação com o local onde os dois jogadores foram detidos.

Vilotte cita ainda que a luta contra o assédio aos atletas nas competições se tornou uma prioridade criminal e judicial. Para ele, a operação policial é "uma boa notícia".

Os Investigadores suspeitam que Okala, de 21 anos de idade e que ocupou o 381° lugar da ATP em 2016, e Lescure, de 25 anos e número 487 do mundo em 2018, receberam dinheiro para serem derrotados em Futures ou Challengers entre 2015 e 2018. Eles foram detidos pouco antes de participarem de um torneio future.

A prisão dos dois faz parte de um procedimento internacional que investiga dezenas de jogadores desde 2014. As autoridades acreditam que o caso tem relação com um homem de origem armênia chamado Grigor, conhecido como "Mestre", que foi preso em junho na Bélgica e é acusado de vários crimes, incluindo corrupção, lavagem de dinheiro, falsificação e crime na legislação do esporte.

Fontes citadas pela France Info indicaram que os alvos são os jogadores posicionados entre 200 e 800 no ranking da ATP. Não há suspeita de envolvimento de tenistas do alto escalão.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter