Definida a Seleção do Rio de Janeiro para Copa das Federações de Beach Tennis

Torneio será jogado em outubro durante a Semana Guga Kuerten

Joana Cortez e Lorena Melo no Rio Beach Tennis Tour
Raquel Silva

Escrito por

Após a realização das três etapas do Rio Beach Tennis Tour, foram definidos os atletas convocados para representar a Seleção do Rio de Janeiro que irá competir na Copa das Federações que será realizada entre os dias 12 e 14 de outubro durante a Semana Guga Kuerten, em Florianópolis (SC) no JUSC, em Jurerê Internacional.

No profissional as vagas ficaram com Joana Cortez, nona do mundo e bicampeã Mundial pelo Brasil, Lorena Melo, melhor ranqueada do Rio Beach Tennis Tour e top 40 do mundo, e Paula Cortez. Entre os homens estarão presentes Vinicius Font, 15º do mundo, Ralff Abreu e Diogo Carneiro, dupla top 10 do mundo até o início desta temporada.

"Esse ano a Copa das Federações terá mais um time competitivo que será a Equipe do Rio de Janeiro! Graças ao trabalho da Dani Bergamo e Esther Sanches à frente do Rio em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis foi criado um circuito estadual oficial para montar uma equipe carioca mais competitiva e com atletas realmente cariocas! Fico feliz em fazer parte desse time e representar o meu estado! Será uma competição bem acirrada e estamos unidos nesse novo desafio! Será um prazer disputar pela primeira vez esse evento durante uma semana tão especial que é a Copa Guga," disse Joana, um dos expoentes do Beach Tennis no Brasil.

A jovem em ascenção Lorena Melo, de 24 anos, comemorou: "Fico feliz por fazer parte, importante representar o Rio de Janeiro, um estado com muitos jogadores de Beach Tennis de alto nível. Primeira vez que há uma organização para levar a equipe carioca para a Copa das Federações e parabenizar inclusive Esther Sanches e Daniela Bergamo pela iniciativa do Rio Beach Tennis Tour", disse Lorena que não coloca o time do Rio de Janeiro como principal favorito: "Teremos outras equipes muito fortes como de São Paulo, Paraná. Claro que temos excelentes jogadores, mas não acredito que haja um favorito, esse tipo de competição em times é muito diferente, mas espero que a gente consiga um bom resultado para representar muito bem o Rio de Janeiro."

Os amadores e veteranos também virão com força. No 40+ Narck Rodrigues, ex-técnico da Seleção Brasileira, vai atuar na equipe com Marcus Linhares. Eles formaram dupla campeã de duas das três etapas do Rio Beach Tennis Tour. Alessandro Esteves completa a equipe masculina da categoria. Entre as mulheres Claudia Joppert, Luciane Carelli e Cristiane Felizola.

"A equipe do Rio de Janeiro vai forte, mas independente disso o mais importante é que este ano estaremos com uma equipe algo que não ocorreu ano passado. Temos bons jogadores que prestigiaram essa gira e vamos fortes, mas o mais prazeroso é poder competir pelo Rio de Janeiro", disse Narck que faturou dois títulos das três etapas do Rio BEach Tennis Tour com o parceiro Marcus Linhares: "É um parceiro de vários torneios, o Marcus desceu uma categoria para poder atuar comigo, conhecemos praticamente todos que vão atuar na nossa categoria e vamos lá buscar o título da nossa e contamos com a ajuda das meninas".

"As expectativas são as melhores possíveis! O Rio de Janeiro berço do beach tennis nacional pela 1ª vez vai com equipe em todas as categorias adultas!! A equipe está super motivada e confiante", seguiu Cláudia Joppert.

Campeã Mundial de Frescobol, Camila Sayure é um dos destaques do time A (Avançado) que terá ainda nomes como Silvia Silva, Carolina Tintim, Gregory Moreno, Josué Martins, Rodrigo de Melo. Na categoria B (Intermediário) representam o Rio de Janeiro os atletas Juliana Lima, Eneida Carvalho, Sara Stopazzolli, Diogo Laydner, Rolf Hanel e Danilo Pereira. Na categoria C (Iniciante) teremos Vanessa Silveira, Nárgela Aniger, Ana Chiminazzo, João Vianna, Paulo Mendonça e Ricardo Monteiro.

O circuito Rio Beach Tennis Tour terminou com três etapas em São Conrado e na praia do Leme contabilizando cerca de 600 atletas: "Terminamos a 3ª etapa com espírito de equipe. A maioria dos jogadores que disputavam as vagas para a Copa das federações assistiram os jogos das outras categorias para saber quem seriam os atletas que iriam se unir a equipe. Foi de arrepiar e se emocionar a cada disputa. Tenho a certeza que teremos um time muito forte. Os atletas convocados se mantiveram firmes na competição durante as 3 etapas e estavam muito focados no objetivo final. Temos muito orgulho em proporcionar o retorno do Rio de Janeiro na Copa das Federações. Terminamos com o objetivo alcançado de levar o berço do Beach Tennis nacional ao campeonato mais importante da país", apontaram Esther Sanches e Daniela Bergamo, organizadoras do Rio Beach Tennis Tour.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter