Alunos de escola na Rocinha atuarão como boleiros no Rio Open 2018

Projeto completa três anos e já beneficiou cerca de 300 crianças e jovens

Alunos da Escolinha Fabiano de Paula atuam como boleiros no Rio Open 2018
Jovens não escondem a ansiedade em participar de uma competição de porte internacional (Foto: Rogério Santana)

Escrito por

O Rio Open 2018 será muito especial para cinco alunos da Escolinha de Tênis Fabiano de Paula, situada na comunidade da Rocinha. O torneio, que será realizado entre os dias 19 e 25 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, terá, Cristian Torres, Gabriel Paiva, Daniel Melo, João Victor Carvalho e Gusttavo Mesquita como boleiros durante as partidas. Com três anos de existência, a escola faz parte do projeto de iniciação esportiva da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje).

O Projeto é uma aposta e tem como um dos objetivos educar e até salvar crianças e jovens de um futuro incerto, tendo o esporte como um possível caminho à trilhar.

- Quando fizemos a aposta em levar o tênis para a Rocinha, não tínhamos a dimensão do que o esporte faria na vida das crianças e jovens da região. Em 2017, tivemos um aluno escolhido para uma semana de treinamentos na IMG Academy, nos Estados Unidos, reconhecida no mercado por revelar estrelas do tênis mundial. Nossos boleiros estão cada vez mais profissionais e, além de terem atuado nos Jogos Olímpicos Rio 2016, novamente vão marcar presença no Rio Open. Esse projeto é motivo de orgulho – comemorou o secretário Thiago Pampolha.

A função do boleiro é ajudar na reposição rápida da bola em jogo. Na prática, é o primeiro contato com o esporte profissional. Além da experiência e o fato de estar lado a lado com grandes nomes da modalidade. 

Aos 15 anos, Gusttavo Correa Mesquita não esconde a ansiedade em participar de uma competição de porte internacional.

- Embora já tenha atuado em alguns torneios amadores, agora será a primeira vez como profissional. E logo no Rio Open, que reúne vários atletas estrangeiros. Pela televisão, fico observando o posicionamento de boleiros nos jogos, como no Aberto da Austrália, que foi agora em janeiro, onde um dos meus ídolos, o Federer, foi o campeão – disse Gusttavo, que é morador da comunidade.

Aos 20 anos e morador da Rocinha, Gabriel também é visto pelos colegas como exemplo. O jovem trabalha como auxiliar de professor na Tennis Route, academia de alto rendimento.

- O tênis me proporcionou muitas oportunidades. Também já participo de competições internas na Tennis Route. Acho que o segredo é se dedicar, treinando todo dia. Muita gente pode te dizer que não é possível, mas tem que persistir – afirmou Gabriel.

Inaugurada em fevereiro de 2015, a Escolinha de Tênis Fabiano de Paula está localizada no Parque Ecológico da Rocinha e funciona de terça a sexta-feira em dois períodos – das 8h às 10h e das 14h às 17h. As aulas são gratuitas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter